Chávez nacionaliza universidade na Venezuela
Em meio a protestos dos estudantes, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou hoje (12) que vai nacionalizar a Universidade de Santa Inés (USI), localizada no estado de Barinas – que fica a oeste da capital Caracas. A universidade é a maior da região e tem aproximadamente 44 mil alunos. Segundo o governo venezuelano, a instituição não atende aos requisitos legais e éticos. As informações são da imprensa oficial venezuelana, a Agência Bolivariana de Notícias (ABN).
De acordo com a agência, a decisão do governo foi provocada porque havia irregularidades nas licenças administrativas para o funcionamento legal da universidade. Na última segunda-feira (10), foi publicada a proibição do funcionamento da Associação Civil Universidade Santa Inés. Segundo a decisão, a instituição não atende aos requisitos legais e éticos para ser estabelecida e mantida como uma instituição privada.
No mesmo dia, o ministro da Educação Superior, Edgar Ramirez, disse que a universidade implantou um sistema de instituição particular sem autorização concedida apenas por meio de decreto presidencial ou por decisão ministerial.
O ministro afirmou ainda que a nacionalização da Universidade de Santa Inés de Barinas não vai interferir na regularidade do funcionamento da universidade, assim como a transferência de títulos e condições para aqueles que estão prestes a concluir seus cursos. A instituição oferece os seguintes cursos de graduação: educação, direito, economia, engenharia e comunicação social.