Geral

Iniciativa busca conter erosões das torres do Parque da Guarita em Torres

A Prefeitura de Torres iniciou na última semana o programa de Contenção de Erosões das torres do Parque da Guarita. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente é a responsável pela elaboração e execução do programa. Ele faz parte do Plano de Recuperação do Parque e conta com uma série de ações, dentre elas a recuperação de áreas erodidas e a prevenção a novas erosões. Os acessos à Torre Sul e à pontezinha na Torre do Meio foram fechados e deverão permanecer assim até o inicio da temporada de veraneio.

Com o trânsito impedido evita-se o agravamento das erosões. Também está sendo colocada vegetação morta para acelerar o processo de recuperação do solo e diminuição da descida de água. Também foram abertos drenos para diminuir a velocidade com que a água desce pela encosta, e com isso, reter mais material arenoso no topo. O programa foi elaborado por técnicos municipais, dentre eles a geóloga Maria Elisabeth e o biólogo Rivaldo Raimundo da Silva, ambos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Na Torre do Meio, outra área a ser monitorada é junto à rampa de concreto. Esta Torre, ao contrário das outras, por ser maior e com mais acessos é menos suscetível a áreas de erosão. O programa de contenção de erosões deve ser estendido até a temporada de veraneio. “Período mínimo para apresentação de resultados positivos”, explica Maria Elisabeth.

Comentários

Comentários