Números
Causa-me constrangimento,ver o numero de pessoas que morrem em Porto Alegre, vitimas de homicídios. Este número é superior, proporcionalmente, ao da Colômbia, ao do Rio de Janeiro, ao de São Paulo.
Causa-me espanto ver o numero de pessoas que, no Rio de Janeiro morrem em decorrência de desabamentos de suas casas construídas na Região Serrana de Petrópolis, ainda mais porque estas pessoas morrem, no mesmo local e do mesmo jeito que outras morreram há coisa de um ou dois anos atrás.
Causa-me vergonha ver o numero de pessoas que invadem e que moram em casas de papelão e de resto de madeira, construídas como se fossem bretes, para gado, nas periferias das grandes e pequenas cidades sem que o poder público lhe alcance uma solução em termos de saneamento básico, educação ,segurança saúde e de encaminhamento para uma alternativa que contemple a dignidade do ser humano.
Causa-me tristeza que, dos menores municípios à maior capital de nosso país cresça, assombrosamente, o número de jovens que são aliciados, iniciados e dominados pelas drogas e, como vermes, se amontoam pelas cracolândias malditas onde se contaminam, livremente, à vista da sociedade indiferente e das autoridades que, por incompetentes, não encontram uma solução definitiva para o mal que assola a nação.
Causa-me lástima quando alguém bate à minha porta pedindo um resto de comida porque não tem dinheiro e me lembro do numero que representa o valor do salário mensal dos Técnicos e jogadores de futebol de meu país.
Causa-me constrangimento, espanto, vergonha, tristeza e lástima que as despesas com cartões de crédito corporativos,da Administração Federal. em 2012 tenha atingido o numero de 56 milhões de Reais e que estas despesas, ou saques em dinheiros, foram feitos sem precisar de autorização prévia da União. Causa-me, finalmente, constrangimento, espanto, vergonha, tristeza e lástima que a viagem da presidente Dilma, ao Vaticano, para assistir a missa inaugural do papa Francisco tenha custado aos cofres públicos o número de 125.990,00 euros (cerca de R$ 324 mil),conforme informou nesta quarta-feira ao jornal O Estado de S.Paulo, a assessoria de imprensa do Itamaraty.
Diante de tudo isto, não há como um cidadão deste país, não sentir Constrangimento, Espanto, Vergonha, Tristeza e Lástima…