Deputado propõe instalação de painéis em agências bancárias para diminuir assaltos
Cada agência bancária e instituição financeira de que trata o projeto, deverá manter em funcionamento um painel eletrônico que indique o caixa que está disponível ao atendimento do próximo cliente da fila de espera. O não cumprimento em um prazo de noventa dias (90) após a publicação da Lei, implicará em multa diária no valor de cinquenta (50) Ufirs.
As agências deverão instalar comunicado de fácil visualização que permita a todos os clientes que estão esperando, saber que não devem avançar o espaço onde está o biombo até que o cliente em atendimento complete sua operação bancária, mencionando inclusive o número da lei que ampara esta determinação.
Menos assaltos
O parlamentar justifica a proposta como uma forma de contribuir com a segurança dos clientes, usuários e funcionários das agências bancárias e instituições financeiras. “A medida diminuirá consideravelmente a ocorrência de assaltos, principalmente os de saída de bancos, pois com a instalação de painéis, os assaltantes não terão como saber quais os clientes estão realizando saques vultuosos ou apenas simples pagamentos”, afirma.
Härter ressalta que a proposição encontra similaridade em projetos apresentados em parlamentos de outros Estados brasileiros – a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul – além da sua implementação em inúmeras cidades do país. A capital do Pará, Belém, foi a primeira a aprovar lei obrigando a utilização de biombos de proteção ao cliente na fila dos bancos. “Por se tratar de serviços que envolvem a defesa de interesses sensíveis da população e da própria Administração Pública, faz-se oportuno o presente projeto de lei que pretende dar mais segurança a esses estabelecimentos e, principalmente, a seus clientes”, conclui.
Segundo o Assessor Jurídico Ricardo Alves, existem iniciativas semelhantes tramitando em câmaras municipais de diversos municípios gaúchos. Caso seja aprovada legislação estadual neste sentido, as iniciativas municipais não serão mais necessárias.