Defesa Civil monitora efeitos do ciclone extratropical no RS
A Defesa Civil monitora o ciclone extratropical que atingiu o Estado no início desta semana. As regiões afetadas são o sul do RS, onde foram registradas rajadas de vento de até 100 km/h, e alagamentos em ruas e avenidas do Litoral Norte. Em Tramandaí há pelo menos cinco pessoas desabrigadas e 60 desalojados, que foram encaminhadas à Assistência Social da prefeitura. Em Cidreira, pelo menos quatro pessoas ficaram desalojasas. Os bairros Chico Mendes e Zona A foram os mais castigados pelos alagamentos.
A Regional de Defesa Civil 8, localizada em Imbé, coordena e acompanha os trabalhos de assistência à população, isolamento e desobstrução de ruas e avenidas, em parceria com as prefeituras locais. Recomenda que sejam evitadas atividades relacionadas à navegação. Há registro de formação de ondas de até três metros de altura. O Porto de Rio Grande está fechado.
Na Fronteira Oeste, em municípios como São Borja, Itaqui e Uruguaiana tiveram registro de chuvas equivalentes a média mensal, em apenas um dia. Neste momento o sistema que se encontrava estacionado sobre o Estado, avança em direção ao mar, de qualquer modo, o alerta permanece pelo menos até a manhã de quinta-feira (20).