Geral

Vereadores petistas se preparam para eleições 2010

Mais de 300 vereadores, vereadoras, lideranças e dirigentes petistas debateram o modo petista de legislar no Congresso realizado na sexta-feira (18), no Ritter Hotel. A abertura contou com a presença do presidente do PT/RS, deputado estadual Raul Pont, do ex-governador Olívio Dutra, do ex-prefeito de Guarulhos e presidente da Fundação Perseu Abramo, Elói Pietá e com o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, da coordenação da campanha Dilma presidente. O vereador professor Denílson esteve presente representando o PT de Osório.

Coordenado pelo secretário de Assuntos Institucionais, Márcio Espíndola, o Congresso debateu com profundidade o papel da vereadora e do vereador petista como indutor de políticas públicas nos municípios, como provocador de debates na comunidade e também como o propagador das propostas partidárias nas disputadas eleitorais. “O papel de dirigente político que cumprem nossos legisladores municipais terá grande influência nas eleições de 2010”, destacou Espíndola na abertura dos trabalhos. “Para isso, é preciso que cada companheiro e companheira conheça, com profundidade, o Programa de Governo que estamos construindo para disputar as eleições, as políticas do governo Lula e seus investimentos para o Estado e reafirme com firmeza e democracia as candidaturas do PT e nossos aliados”, finalizou.

Também painelista do Congresso, o deputado estadual Raul Pont lembrou que em cada município, pequeno, grande ou médio, onde o PT não é governo, “a vereadora e o vereador tem o compromisso de legislar abrindo seu mandato para a participação popular, debatendo as iniciativas do partido, como projetos de lei, discursos e denúncias com a comunidade”, reforçou o presidente do PT gaúcho. “O mandato de cada companheiro deve ser a ferramenta que vai colocar os programas e bandeiras do partido lá no município onde tudo acontece, onde as políticas públicas geram resultados”, disse Pont.

Elói Pietá, duas vezes prefeito de Guarulhos (SP), ressaltou a importância da Câmara de Vereadores na administração municipal, como apoio fundamental para os prefeitos do campo popular e democrático, na organização da democracia participativa, como oposição construtiva nas administrações do campo da direita,  “o vereador e a vereadora são elo para debater com a comunidade os projetos e ações do Executivo, na fiscalização das administrações públicas e na defesa dos interesses comuns da maioria da população”.

Já o pré-candidato do partido ao Governo do Estado, Tarso Genro, destacou o papel dos parlamentares municipais, principalmente na discussão do antagonismo entre o neoliberalismo e as políticas sociais no âmbito municipal.

Na ocasião, foi sugerida a criação de uma associação dos vereadores do PT/RS. Os parlamentares receberam, ainda, dados comparativos entre os governos Olívio X Rigotto X Yeda, para embasar a disputa ao Governo do Estado. Alguns vereadores ainda relataram experiências de diversas regiões do Rio Grande do Sul.

Comentários

Comentários