Rússia e Inglaterra tentam restabelecer relações
As informações são da agência oficial de notícias da Argentina, a Telam. Medvedev disse que é necessária a correção de rumo nas relações, enquanto Cameron afirmou que Rússia e Inglaterra precisam de “um impulso forte”.
As relações entre russos e ingleses ficaram mais estremecidas durante o governo do primeiro-ministro Gordon Brown. De acordo com a Telam, as relações eram particularmente difíceis depois do assassinato do ex-chefe do serviço secreto da Rússia Alexander Litvinenko – envenenado em novembro de 2006, em Londres. As suspeitas dos investigadores britânicos recaíram sobre o deputado russo Andrei Lugovoi, mas Moscou se recusou a extraditá-lo. Em troca, a Rússia solicitou a entrega do adversário do Kremlin Boris Berezovsky. Ele vive exílado em Londres e foi condenado, à revelia, em Moscou, por desvio de dinheiro e apropriação indébita.
A disputa levou à expulsão de diplomatas russos de Londres. Do outro lado, a Rússia fechou duas filiais do instituto de ensino ligado ao British Council, uma organização internacional ligada ao governo britânico para educação e relações externas.