Obras da ETE estão em fase de conclusão em Osório
O engenheiro da Prefeitura de Osório, Gilberto Oliveira, esclarece que cada etapa da obra é realizada por uma empresa diferente. “A última rede que está sendo feita, na Rua Barão do Triunfo, está em fase de acabamento, onde já estão fazendo a recomposição de calçamento e depois receberá a camada asfáltica. Depois tem a etapa de ligação dessas redes nas redes pluviais, onde serão construídas caixas separadoras nas esquinas para evitar o cheiro que hoje tem do esgoto, nas bocas de lobos existentes nas esquinas. Provavelmente, dentro de 60 dias esteja concluída esta primeira etapa”, disse Gilberto.
Sobre a realização das obras, o engenheiro esclarece que existem três fiscalizações na verdade, a Corsan faz a contratação da empresa e fiscaliza o serviço, a Prefeitura de Osório fiscaliza a Corsan e a Caixa Econômica Federal fiscaliza todo o empreendimento. “A questão da demora na pavimentação é que Osório tem um terreno muito ruim, em termos de suporte. Então, é feito um rebaixamento de lençol freático onde tu baixas o nível da água no subterrâneo. Quando é recomposto e pára esse rebaixamento, a água sobe e aí, tu tens que dar um tempo de, no mínimo, de 30 a 60 dias para poder recompor o calçamento, sob pena de acontecer o que ocorreu nas primeiras ruas, de ceder o terreno e eles terem que refazer o asfalto. Então, é isso que causa a demora na execução do asfaltamento e do recalcamento das vias”, explicou Gilberto.
Enquanto a canalização da rede está sendo concluída na área urbana da cidade, a estação de tratamento do esgoto, localizada na RS C 101, é finalizada. “Nós temos dois cronogramas, um é da própria construção da estação de tratamento de esgoto que está, praticamente, pronta, já estão nas obras complementares de entrada, pórtico, escritórios, mas ali, a obra propriamente em si, já está realizada, já dando condições de operação”, destacou o Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior.
O prefeito explica que as obras eram para estar prontas em novembro, mas pelas dificuldades encontradas no tipo de terreno, houve uma alteração no cronograma. “A Corsan já nos comunicou porque é bom que se diga que o dinheiro é da Prefeitura de Osório, porém os contratos são da Corsan, ela que contratou as empresas, fez a licitação e fez todo o processo. Então isso nos demanda uma situação de estar acompanhando o andamento das obras deles. As obras estão demorando porque o solo é muito mais arenoso do que se previa. Então a obra demandou um pouco mais de tempo, e demanda um pouco mais de tempo de recuperação das ruas, exatamente, em função dessa situação que nós temos”, esclareceu Romildo.
Com o funcionamento da ETE para os próximos meses, a população ganhará mais qualidade de vida, já que segundo a Assessoria da Prefeitura Municipal de Osório, o esgoto depois de tratado sairá da estação com quase 100% de pureza. A obra teve um investimento de 3,6 milhões de reais do Governo Municipal.