Colunistas

Dia dos Professores uma data de Reflexão

Seria mais nobre da nossa parte como professores marcarmos o dia 15 de outubro marchando em silêncio pelas ruas vestidos de preto, mas isso seria um ato apelativo e imaturo e com certeza em vão.

Então sejamos inteligentes e nas próximas eleições vamos fazer o mesmo com os candidatos, no lugar do nosso voto daremos a eles antes uma melhor avaliação de seus atos quando no governo e vamos eleger quem realmente esta focado em valorizar a educação e não usá-la como meio para fazer política e atingir seus objetivos, ou seja, o (voto). Vamos votar consciente,pense assim,nós contratamos ,nós os pagamos então sejamos mais criteriosos na seleção dos candidatos.

“Seria uma atitude muito ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que permitissem as classes dominadas perceber as injustiças sociais de forma crítica, Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” Paulo Freire.

Não vou parabenizar os colegas, pois eu sou contra dar falsa moral, estamos lutando por melhorias de salário, condições adequadas de trabalho, segurança, mais rigor nas leis que nos protegem e isso não é uma condição, é sim um direito, pois trabalhamos muito além do horário, sacrificamos nossas horas de lazer, nossos filhos e colocamos em risco até mesmo nossos relacionamentos amorosos e sociais.

 Sempre em função do currículo, mal termina uma data comemorativa e lá vem outra e temos sempre o dever e a obrigação de ensinar,  e sabermos de tudo, correções de trabalhos, de provas, avaliações, cobranças dos superiores e muitas outras obrigações, se você não  atinge as metas corre o risco de perder a vaga (no caso de quem não é concursado) mesmo que para isso tenhamos que sacrificar nossa vida pessoal.

A base de toda a conquista é o professor. Nos hospitais, nos quartéis ou aquele empresário bem sucedido, em sua empresa ou outra qualquer que seja a sua profissão tem por trás um bom professor.

“Sem educação o homem é escravo da sociedade.” Baso de Oliveira, lições de professor.

Um país rico é sem pobreza, mas em um país que os professores ganham mal a miséria é inevitável!

Na realidade não falta dinheiro, o que está faltando são prioridades, para que esse dinheiro seja bem aplicado.

“A justiça nada mais é do que a conveniência do mais forte” Platão.

Brigar pra quê

Se é sem querer

Quem é que vai nos proteger?

Será que vamos ter

Que responder

Pelos erros a mais

Eu e você?

Será só imaginação?

Será que nada vai acontecer?

Será que é tudo isso em vão?

Será que vamos conseguir vencer? Será-Legião Urbana

Caros colegas professores, eu sei que o nosso dia a dia é bastante difícil e merecemos sim ser lembrados com carinho e esse carinho esta no reconhecimento de nosso trabalho seja de forma financeira como também pela sociedade.

A todos deixo o meu abraço e gratidão, pois tive alguns educadores inesquecíveis na vida, foi importante para que eu me tornasse a pedagoga que sou hoje, é em função de uma professora que trabalho na minha área e sou realizada mesmo com todas essas dificuldades. Acredito que um dia nossa luta será reconhecida.

Temos muito a agradecer as conquistas adquiridas ao longo do tempo, mas sabemos bem que temos muito  a que buscar também o importante é sempre desempenhar nosso papel da melhor forma possível procurado dar um serviço de alto nível e em contra partida buscar sempre a nossa formação continuada e claro bons salários.

“Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa.” Albert Einstein, físico alemão um dos maiores gênios do século xx.

Comentários

Comentários