Educação

Projeto Crédito de Leitura chega às escolas estaduais

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (24), o projeto Crédito de Leitura, para incentivar a atividade por meio da qualificação e atualização do acervo bibliográfico de escolas da rede pública. A iniciativa, no âmbito da Secretaria da Educação, prevê o repasse de recurso financeiro para uso exclusivo na aquisição de títulos em feiras do livro de Porto Alegre e tem apoio do Banrisul e da Câmara Rio-Grandense do Livro. O investimento para 2010 é de R$ 112 mil.

O projeto vai atender, inicialmente, a 37.912 alunos em 50 escolas estaduais de dez municípios. São 30 escolas na região de Porto Alegre, dez na região de abrangência da 27ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), em Canoas, e outras dez na região da 28ª CRE, em Gravataí. O critério para escolha das escolas foi estabelecido a partir dos resultados do Sistema de Avaliação das Escolas do Rio Grande do Sul (Saers), já que a iniciativa destina-se ao atendimento de alunos que demandam apoio, considerando os últimos resultados em Língua Portuguesa.

Para receber o crédito, a escola deve participar de duas oficinas de leitura promovidas pela Secretaria da Educação e desenvolver trabalhos literários junto à comunidade escolar. A partir de 2011, o projeto, no qual serão desenvolvidas ações de capacitação para os professores das escolas estaduais integrantes, se estenderá a outras instituições da rede pública de ensino. “Ao qualificarmos o acervo das escolas e promovermos a formação dos professores, estamos demonstrando a preocupação do Governo em contribuir para a elevação dos níveis de aprendizagem e sucesso dos alunos, na perspectiva da eqüidade” explicou o secretário da Educação, Ervino Deon.

Comentários

Comentários