Igra Norte e parte do Igra Sul recebem projeto socioambiental em Torres
A Prefeitura de Torres e a Corsan iniciam na próxima semana as visitas domiciliares nos bairros Igra Norte e parte do Igra Sul, que serão contempladas pelo projeto de saneamento básico, para o mapeamento da comunidade. A iniciativa integra o projeto socioambiental que será realizado junto à população beneficiada com o empreendimento.
O objetivo é sensibilizar e esclarecer a comunidade sobre a importância da rede coletora de esgoto para a sustentabilidade socioeconômica e do meio ambiente. O trabalho socioambiental terá duração de 18 meses e será realizado pela Kepeler Consultoria, empresa vencedora do processo licitatório e integra o programa de esgotamento cloacal dos bairros Igra Norte e parte do Sul.
O assunto foi tema de reunião na última semana com a participação de técnicos da Prefeitura de Torres, Corsan e da empresa executora do projeto.
A realização do trabalho socioambiental é o cumprimento de uma exigência do convênio firmado entre Prefeitura e Governo Federal para liberação dos recursos necessários para obra. Durante a execução do trabalho serão desenvolvidas ações que estimulem a população beneficiada a realizar as ligações prediais à rede de esgoto; estabelecidas parcerias e ações com os grupos sociais da sociedade com vistas à implementação e o desenvolvimento do trabalho socioambiental; estimular a população para a adoção de novos hábitos e costumes visando à melhoria das condições sanitárias e ambientais e a apropriação dos bens e serviços gerados por esta obra; realizar o treinamento e a capacitação de agentes envolvidos e da população par a efetivação das ligações de esgoto.
O saneamento do bairro Igra Norte e parte do Igra Sul é realizado através da parceria entre Prefeitura de Torres, Corsan e Governo Federal. A obra compreende 14 km de rede e beneficiará diretamente três mil famílias. Ela exigirá investimentos financeiros na ordem de R$ 8,4 milhões. Do recurso investido, 90% foram captados através do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), e o restante é contrapartida da Prefeitura de Torres e do Governo do Estado, através Corsan.
Esta obra, associada à implantação do sistema de esgoto sanitário no bairro Stan, ampliará de 53% para 85% o índice de coleta e tratamento de esgoto no Município.