Vida & Saúde

Palestra destaca os benefícios do esgoto tratado para o município de Osório

Durante a V Semana da Água de Osório, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, em conjunto com a Corsan, na noite de terça-feira, dia 28, na Câmara de Vereadores, uma palestra com engenheiros da Corsan, destacou os benefícios do tratamento do esgoto para o município de Osório.

As palestras foram ministradas pelo Engenheiro Civil do Departamento de Obras da Corsan, Bruno Mariot e pela Assessora da Presidência da Corsan, Anete Pina que destacou os principais benefícios gerados pela implantação da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE. “Há uma redução na quantidade de internações hospitalares. Está comprovado que a cada um real que tu investes em saneamento, traz de benefício entre quatro a cinco reais, de economia em saúde, nas internações hospitalares. Ainda ocorre uma valorização dos imóveis, o município tem a sua infraestrutura melhorada porque se conta com a ETE e o conjunto de redes, emissários e estação de bombeamento”, disse Anete que ainda mencionou que a proliferação de ratos, mosquitos e baratas diminui e que o sistema aquático, a qualidade da água do rio melhoram, diminuindo a adição de produtos químicos na água tratada.

Ela ainda revelou que apenas 50 municípios, em todo o Estado, possuem uma ETE e o município de Osório está prestes a implantar uma. “Atualmente, a maioria das residências dispõe de fossa e filtro, sendo que, essas fossas não são limpas adequadamente, então a poluição do solo continua, uma fossa tem que ser limpa uma vez ao ano, e as pessoas não fazem isso. Hoje, a solução individual de tratamento de esgoto, se mostra ineficaz por causa disso. A partir do momento que tu tens a tua casa ligada a rede coletora, a residência terá menos problemas com entupimentos”, finalizou Anete.

A palestra foi acompanhada por um público formado por estudantes, professores e moradores mais curiosos sobre os benefícios do tratamento do esgoto. A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Leda Famer, acompanhou o evento e reforçou a importância das pessoas se engajarem nas boas práticas ambientais. “A importância principal é que Osório, hoje, possui muitos recursos hídricos, ou seja, 23 lagoas, e queremos nesta semana chamar a atenção, conscientizar e mobilizar a população para participar conosco, da necessidade de preservar esses recursos hídricos, tomando algumas atitudes como recolher o óleo usado de cozinha, se não vai para as lagoas e vai poluir, procure coletar o seu lixo, separar o lixo de forma que esse lixo não pare nas bocas de lobo, não causando alagamento  não vá para dentro das lagoas”, pediu Leda.

A Secretária ainda falou das atividades da V Semana da Água. “O passeio de barco que estamos fazendo, nesta semana, é para chamar as crianças e a população em geral, para mostrar que recurso hídrico não é só conservar o solo, é conservar o recurso que é necessário, inclusive para o abastecimento público”, disse a Secretária.

As saídas de barco ocorrem na Lagoa do Peixoto e devem ser agendadas na Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone (51) 3663 1947.

Comentários

Comentários