Palestra na Câmara de Osório discute “Mudanças Climáticas”
Desde as 17 horas, o saguão da Câmara expôs o projeto Centro ERA, com representações em desenhos, esquemas funcionais, notas explicativas e uma maquete tridimensional do Centro. Após, o geógrafo, professor de climatologia e pesquisador na área, Sr. Francisco Eliseu Aquino, falou das causas que influem no aumenta da temperatura da Terra. Também apontou diversos fenômenos climáticos que vem atingindo a América do Sul com cada vez mais freqüência, como ciclones e, mais recentemente, um furacão em Santa Catarina. O Continente Antártico também sofre com este aumento de temperatura, forçando o derretimento e desaparecimento das geleiras.
A platéia foi formada em sua maioria por estudantes e profissionais da área. Estavam presentes alunos das faculdades FACOS, UFRGS e UERGS, Escola Rural, Instituto Técnico Federal, além dos vereadores Rossano Teixeira, Doca, Zé Luciano, Valério dos Anjos e do prefeito municipal Romildo Bolzan Júnior.
O Centro ERA
Com sua localização prevista na Área de Proteção Ambiental da Borússia, em Osório, num amplo espaço dentro da Mata Atlântida, o Centro ERA consiste num projeto voltado para a população em geral, com enfoque especial nos jovens. Sua abrangência contempla programas voltados ao meio ambiente e às energias renováveis, como: cursos, estudos, pesquisas, oficinas, atividades ao ar livre e outros.