Emater/RS-Ascar destaca bom andamento da colheita no Estado
Essas condições também têm favorecido a qualidade do grão amadurecido recentemente, dando um bom PH ao produto. Os rendimentos têm se mantido em níveis bastante satisfatórios, de acordo com o órgão técnico, com os produtores obtendo produtividades médias que giram ao redor dos 2,4 mil kg/ha.
Por outro lado, os rizicultores estão intensificando o plantio da safra de verão. No caso do arroz, nesta semana, o percentual de área semeada alcançou os 60%, contra uma média de 32% para esta época do ano. Apesar desse ritmo, os produtores de algumas regiões produtoras começam a enfrentar problemas em relação à falta de umidade adequada para uma germinação mais rápida e homogênea das sementes.
Em alguns casos, a utilização da água reservada para a irrigação já é usada para os chamados “banhos”, que visam suprir a falta de umidade no solo. Outro fator que não tem colaborado nesse processo inicial são as baixas temperaturas durante o período da madrugada, pois estas retardam a germinação e o crescimento inicial das plantas.
No caso de outras culturas, por exemplo, as condições climáticas são favoráveis para a rápida evolução da semeadura do feijão, pois as últimas precipitações aconteceram no final de semana passado, possibilitando aos agricultores acelerar o plantio e ultrapassar em 6% a média histórica para o período, chegando aos 82% da área plantada.
Em relação ao milho, o percentual da área já semeada chega a 64%, ultrapassando a média. Já a soja teve um incremento de cinco pontos percentuais na área semeada. O aumento poderia ser maior, não fosse a falta de umidade adequada em determinados momentos.
Mesmo assim, a oleaginosa atravessa um bom momento em relação aos preços, sendo que as cotações estiveram esta semana 14,36% acima da média para o período, com a saca de 60 kg, chegando aos R$ 40,85.