Deputado propõe realização de semana estadual para prevenir doenças vasculares
Informações de publicações especializadas em saúde dão conta de que a incidência do aneurisma da aorta abdominal vem crescendo muito na população, “causando morte por ruptura da lesão”, afirma o parlamentar, que também é médico. O aneurisma de aorta abdominal ocorre na parte da aorta que corre pelo abdômen. Três em quatro casos de aneurisma de aorta são abdominais e de cada cinco aneurismas de aorta abdominal, um rompe, “por isso a necessidade de prevenção”, observa Simoni.
O projeto de lei prevê que durante a Semana Estadual de Saúde Vascular poderão ser realizadas campanhas de conscientização voltadas à população, sobre a prevenção de doenças vasculares, e neste sentido, haveria a formação de parcerias com entidades médicas, universidades, sindicatos e entidades da sociedade civil, visando a organização de debates e palestras, divulgando formas de prevenir as doenças vasculares.
Consequências
De acordo com a justificativa do projeto, as doenças venosas, pela sua alta prevalência, têm significativo impacto socioeconômico. Problemas com varizes são, muitas vezes, responsáveis pela falta ao trabalho.
E das doenças obstrutivas das artérias, a mais comum é a arteriosclerose, destaca o parlamentar, sendo responsável por limitações de vida e até gangrena dos membros inferiores.
Simoni afirma que “no Brasil, cerca de 80 mil habitantes sofrem amputação dos membros inferiores anualmente, sendo que cerca de 60 mil são em decorrência de doença arterial”. Observa que “o acidente vascular isquêmico, quando não leva o paciente à morte, deixa sequelas graves como a paralisia”.
Adverte ainda que “a causa mais frequente é a obstrução das carótidas, fato que pode ser tratado precocemente por meios clínicos ou cirúrgicos”. Diante destes dados, é que o parlamentar acha “importante a realização de um evento que chame a atenção para os graves problemas ocasionados a partir das doenças vasculares”.