Geral

Estado inicia formação de 500 novos agentes penitenciários

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), realizou, nesta quarta-feira (8), a aula inaugural do 30º Curso de Formação Profissional de Agente Penitenciário e o 3º Curso de Formação Profissional de Agente Penitenciário Administrativo. Ao todo, 500 novos servidores iniciam o processo, que integra o projeto de Recomposição dos Efetivos, do Programa Estruturante Cidadão Seguro (www.estruturantes.rs.gov.br).

Ocorrida no Auditório da Academia da Polícia Civil, na Capital, a cerimônia foi prestigiada pelo secretário estadual da Segurança Pública, Edson Goularte, o superintendente substituto da Susepe, Afonso Auler, o chefe de Polícia, delegado Álvaro Steigleder Chaves, o diretor do IGP, Áureo Martins, além de diretores e servidores da Susepe e Polícia Civil. Em seu pronunciamento, Edson Goularte referendou para a gestão de excelência de Yeda Crusius, fundamental para que os servidores que iniciam o treinamento – oriundos de Concurso Público do ano de 2006 – pudessem ser chamados.

“Déficit zero e ajuste fiscal é isso, mais recursos humanos para a Segurança e melhor prestação de serviços ao cidadão gaúcho”, frisou. O secretário destacou, também, que o governo do Estado não vem medindo esforços para qualificar a Susepe em infraestrutura e recursos humanos, objetivando dar ao órgão condições de tornar-se referência no segmento no País.

Formação terá duração de 60 e 90 dias

Ministrado para 400 Agentes Penitenciários (APs) e 100 Agentes Penitenciários Administrativos (APAs), os cursos de formação terão o seguinte cronograma:

– Para os Agentes Penitenciários o curso tem duração de 90 dias;

– Para os Agentes Penitenciários Administrativos, a duração será de 60 dias.

Os servidores terão em sua formação o estudo de nove disciplinas da área de Humanas, quatro da área do Direito e nove da área Operacional.

Comentários

Comentários