Revisão do Plano Diretor terá uma quarta audiência pública em Osório
A primeira delas a ser aprovada foi a liberação dos trechos de beira de estrada da RST 101 em direção a Passinhos que vai até a divisa do município de Capivari do Sul para a utilização de determinados tipos de comércio como borracharias, postos de gasolina, mecânicas, entre outros.
Outro zoneamento alterado com o argumento de desenvolvimento econômico foi no balneário de Atlântida Sul, com a inclusão da Rua Marambaia e Búzios em zona de exploração comercial, regularizando empresas já existentes no local.
Na Avenida Marcílio Dias, compreendendo o trecho entre as Ruas Sinval Antônio Ribeiro e a José Vieira de Souza, ficou proibida atividades comerciais que envolvam salão de baile, clubes noturnos, discotecas e boates. O pedido veio de moradores do local que entendem que estes estabelecimentos não combinam com as atividades realizadas nesses locais como escolas e centro esportivo.
Temas polêmicos como a mudança de zoneamento de determinado trecho do entorno da Lagoa dos Barros e dos crematórios e cemitérios serão discutidos em uma quarta audiência que ainda será definida a sua data.
O Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal foi implantado em 2006, através da Lei Municipal nº 3.902, e a sua revisão já estava previsto para adequações à realidade e desenvolvimento da cidade. A participação da população nesta revisão é importante porque é o Plano Diretor que estabelece as diretrizes para a adequada ocupação do município, servindo como um instrumento de preservação dos bens e áreas urbanas da cidade.
A população pode encaminhar as suas propostas de mudanças na primeira meia hora de cada audiência e estas serão votadas na mesma ocasião. As demandas aprovadas serão encaminhadas, posteriormente, a Câmara de Vereadores.
Além de membros da Unidade de Gestão Urbana da Prefeitura de Osório que coordenaram e apresentaram as mudanças, participaram da audiência pública o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior, o presidente da Câmara de Vereadores, Rossano Teixeira, vereadores, secretários e representantes de várias entidades de classe e civis.
Mais informações sobre as mudanças que serão propostas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, localizada na Avenida Marechal Floriano, nº 1448 ou pelo telefone (51) 3663 1947.