Geral

Cuidado: barulho dos fogos de artifício pode matar seu bicho de estimação

A virada do ano é só de alegrias e comemorações! E a maioria das pessoas adoram os shows de fogos de artifício.

Mas, para os animais, eles são tortura, principalmente porque os cães e gatos possuem ouvidos muito mais sensíveis que nós humanos.

Neste período de final de ano, infelizmente, o abandono chega a crescer 1000% e além de tudo é o período com mais fugas e mortes de bichinhos, por causa dos fogos.

Os animais podem se enforcar em suas coleiras e correntes, alguns podem morrer do coração, muitos acabam brigando com outros animais e se machucam feio, também têm aqueles que se afogam em piscinas, agridem seus próprios donos e acabam fugindo para nunca mais voltarem…

O final do ano que deveria ser de muita alegria, pode virar desespero e tristeza para aqueles que amam seus bichinhos de estimação, mas foram irresponsáveis. É melhor prevenir do que se arrepender para sempre.

Os cuidados são simples:

– recolha seus animais para dentro de casa ou garagem no início do dia 30, principalmente os que ficam presos nos pátios.

– se for em apartamento, permita que eles escolham um esconderijo para se abrigar: pode ser entre as almofadas do sofá, embaixo dos móveis, dentro de uma caixa de papelão, etc.

– gatinhos podem ser fechados em um quarto com armários abertos e cama desarrumada criando tocas com cobertas, assim eles podem se esconder.

– coloque algodão nos ouvidos deles antes dos fogos e retire depois da virada.

– coloque música ou a tv altos na hora dos fogos.

– feche janelas, portas e portões.

– não deixe muitos cães juntos, pois no pânico dos fogos eles podem brigar e se machucarem.

– dê alimentos leves, pois distúrbios digestivos podem matar.

– cubra gaiolas de passarinhos ou hamsters.

– coloque coleira de identificação em todos os bichinhos com nome e telefone. Pode-se escrever com caneta grossa por dentro da coleira. Esta dica é para todo o ano e não somente na virada.

– se achar melhor dar um calmante para seu pet, quem deve fazê-lo é um veterinário, não automedique, é muito perigoso.

– haja naturalmente, não incentive o medo. Especialistas dizem que ao aconchegar no colo ou ficar acariciando no momento dos fogos, a mensagem que estamos passando para nossos animais é de que eles devem sim ter medo dos fogos. Diga que está tudo bem e deixe que eles encontrem a melhor maneira de passar por este período conturbado.

Comentários

Comentários