Prefeitura instala placas de balneabilidade em Imbé - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Prefeitura instala placas de balneabilidade em Imbé

A Secretaria de Planejamento Urbano, através do Departamento de Meio Ambiente, instalou na tarde dessa quarta-feira (29), as quatro placas de balneabilidade em pontos estratégicos do município.

De acordo com o biólogo da Prefeitura, Pedro Terra Leite, foram instaladas as placas na foz do rio Tramandaí (em Imbé) e no final das avenidas Santa Rosa com a Beira Mar e da Mariluz (no balneário Mariluz) e a última na rua Edith Lurdes (no balneário Santa Terezinha). “Após o resultado que será apresentado nos próximos dias pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), instalaremos o adesivo que determinará se o local é próprio ou não para o banho”, diz.

Pedro lembra que no ano passado o único ponto que estava impróprio para o banho era junto a ponte Giuseppe Garibaldi (foz do rio Tramandaí). “Esperamos que este ano todos os locais estejam dentro dos padrões mínimos de poluição”, enfatiza.

Condições de Balneabilidade

A Fepam iniciou o monitoramento da qualidade das águas dos balneários de Imbé tendo como base legal a Resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

A resolução classifica a água como imprópria para banho quando está contaminada por bactérias provenientes de esgoto (acima de 1.000 coliformes fecais por 100 ml de água ou 800 Escherichia Coli por 100 ml de água) em no mínimo duas amostras de cinco analisadas ou quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2500 coliformes fecais ou 2000 Escherichia Coli.

A Escherichia coli é um microrganismo tido como habitante natural da flora microbiana do trato intestinal dos humanos e da maioria dos animais de sangue quente, sendo, portanto, normalmente encontrada em suas fezes. Banhar-se em áreas poluídas pode causar problemas gastrointestinais e dermatológicos, entre outros, atingindo principalmente crianças, idosos e pessoas com redução nas defesas imunológicas.

Comentários

Comentários