Projeto de preservação das dunas é realizado em Atlântida Sul e Mariápolis - Litoralmania ®
Geral

Projeto de preservação das dunas é realizado em Atlântida Sul e Mariápolis

A temporada de verão em Atlântida Sul e Mariápolis iniciou com diversão e entretenimento à beira-mar, através do projeto Verãozão que oferece várias atividades de lazer e educação ambiental. Foram colocados, nos três quilômetros de dunas dos dois balneários do município de Osório, seis conjuntos de placas educativas, de preservação da fauna e flora encontradas nas faixas de areia.

Nas placas, colocadas em frente às dunas, próximas aos principais acessos à praia e em praças dos balneários, estão descritas as principais espécies de animais e plantas que habitam esses locais. Entre elas estão o capim-das-dunas, margarida-das-dunas e animais como o tuco-tuco, o sapo-das-dunas, além de vários tipos de insetos.

O projeto de manejo de dunas costeiras, iniciado em 2008 no município, visa preservar essas faixas de areias, através do plantio de plantas nativas desses locais, contribuindo para a sua fixação. “Essas plantas são responsáveis pela fixação das dunas que são barreiras naturais que evitam a salinização mais rápida dos mananciais de lagoas”, disse a Engenheira Florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Margarete Chemin.

Segundo Margarete, os corredores para pedestres demarcados com moeirões devem ser respeitados para que não se pisoteie as plantas responsáveis pela fixação da areia. “Construímos três acessos nas praias e queremos a colaboração da população neste trabalho para que aproveitem o verão, mas cuidem e preservem as dunas que são barreiras naturais importantes”, orienta Margarete.

No balneário de Atlântida Sul, a secretaria ainda realiza o Verão Ambiental, com atividades esportivas de contato com a natureza como beach rafting, escalada, canoagem na Lagoa do Peixoto, city tour pelos principais pontos turísticos de Osório, como o Morro da Borússia, Parque Eólico e diversas oficinas como o uso de plantas medicinais e fabricação de sabonetes. Todas essas atividades são gratuitas. Mais informações sobre os projetos na secretaria, pelo telefone (51) 3663 1947.

Comentários

Comentários