Secretaria da Saúde de Imbé realiza recadastramento do Cartão SUS
De acordo com os primeiros levantamentos estão sendo recadastrados por dia, em média, 140 cartões. Até a primeira semana de janeiro aproximadamente 6,3 mil cartões já foram recolhidos pela equipe responsável pela atualização das informações do paciente. Neste período, o paciente utiliza o cartão antigo provisoriamente até receber o novo.
A expectativa com a atualização dos dados no cadastro do SUS, segundo a secretária da Saúde, Nelsa Teixeira Dias, é uma melhora na qualidade e no atendimento dos imbeenses.
– Depois que iniciamos o recadastramento verificamos uma baixa siginificativa na solicitação de exames, mesmo a população tendo crescido em mais de 1.000% na temporada de verão. Antes demorava em até uma semana o encaminhamento para a marcação de exames e agora é de um dia para o outro – compara satisfeita a secretária.
O Setor de Recadastramento informa que, até o momento, cerca de 30% das pessoas que procuraram o órgão para marcar consultas com especialistas com o Cartão SUS, não tiveram êxito em função de não residirem em Imbé. Já quem se mudou para o município e quiser fazer hoje uma transferência de seu cadastro do SUS para o município, terá que esperar até março, onde reiniciará este procedimento.
– Esta medida também vai motivar e melhorar o atendimento realizado pelos médicos, porque terão mais tempo para fazer o acompanhamento do paciente antes e após o seu tratamento – salienta Nelsa.