Vida & Saúde

Secretaria da Saúde de Imbé realiza recadastramento do Cartão SUS

Quem utiliza a rede pública de saúde de Imbé deve fazer o recadastramento do Cartão Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). A determinação é da Secretaria Municipal da Saúde de Imbé, que no levantamento realizado no final do ano passado encontrou mais de 40 mil cartões do SUS expedidos no município para uma população de pouco mais de 17,5 mil habitantes.

De acordo com os primeiros levantamentos estão sendo recadastrados por dia, em média, 140  cartões. Até a primeira semana de janeiro aproximadamente 6,3 mil cartões já foram recolhidos pela equipe responsável pela atualização das informações do paciente. Neste período, o paciente utiliza o cartão antigo provisoriamente até receber o novo.

A expectativa com a atualização dos dados no cadastro do SUS, segundo a secretária da Saúde, Nelsa Teixeira Dias, é uma melhora na qualidade e no atendimento dos imbeenses.

– Depois que iniciamos o recadastramento verificamos uma baixa siginificativa na solicitação de exames, mesmo a população tendo crescido em mais de 1.000% na temporada de verão. Antes demorava em até uma semana o encaminhamento para a marcação de exames e agora é de um dia para o outro – compara satisfeita a secretária.

O Setor de Recadastramento informa que, até o momento, cerca de 30% das pessoas que procuraram o órgão para marcar consultas com especialistas com o Cartão SUS, não tiveram êxito em função de não residirem em Imbé. Já quem se mudou para o município e quiser fazer hoje uma transferência de seu cadastro do SUS para o município, terá que esperar até março, onde reiniciará este procedimento.

– Esta medida também vai motivar e melhorar o atendimento realizado pelos médicos, porque terão mais tempo para fazer o acompanhamento do paciente antes e após o seu tratamento – salienta Nelsa.

Comentários

Comentários