Rampa de voo livre de Osório é reformada
Localizada no Morro das Antenas, na Borússia, a rampa sudeste foi ampliada e teve toda a parte de madeira trocada. A estrutura com base de concreto permaneceu e a rampa de madeira que antes tinha 100m², agora tem 300m² e receberá mais 20m² para o voo duplo de asa-delta. O tablado é de feito de itaúba e tatajuba.
Segundo o Secretário Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Gilmar Luz, o objetivo da reforma é valorizar o esporte e trazer campeonatos para o município. “O voo livre foi sempre o esporte mais explorado em termos turísticos e que recebeu menos investimentos, então estamos mudando isso, com a melhoria do acesso à rampa nordeste que agora, é possível chegar de carro, com uma das visões mais lindas da cidade de Osório e na rampa das antenas, uma estrutura toda montada, de acordo com a Comissão Pró-Voo Livre, com o intuito de buscar o melhor para a modalidade”, disse Gilmar.
No projeto de reforma da rampa, ainda estão previstas a colocação de birutas, para indicar a direção do vento e placas de sinalização turística. A estimativa é que em Osório, cerca de 30 atletas pratiquem o voo livre e a secretaria pretende realizar, no final de fevereiro, a 1ª Copa Osório de Voo Livre, válida pelo Campeonato Estadual. A rampa das antenas já foi testada em um voo de parapente, na última semana, pelo atleta Paulo Vidal que há 34 anos fez o primeiro voo de asa-delta na rampa que, agora, foi reformada.
O investimento na nova rampa foi de 131 mil reais e a empresa vencedora da licitação e que executa a obra é a Jane Campos Cia Ltda. A outra rampa conhecida como nordeste, o acesso foi totalmente construído com a abertura de uma estrada, com um investimento de 200 mil reais da Secretaria Municipal de Obras, Saneamento e Trânsito. Mais informações sobre as novas rampas de voo livre e o esporte na cidade pelo telefone (51) 3601 1752 ou na Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, localizada na Rua Barão do Rio Branco, 261, sala 6, centro de Osório.