Prefeito de Arroio do Sal retorna de Brasília
No Ministério da Integração Nacional, o Prefeito reuniu-se com o Ministro Fernando Bezerra, com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, com a bancada gaúcha de Deputados Federais, com a Senadora Ana Amélia Lemos e com o Secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, para debater sobre a liberação de verbas para a reparação dos danos causados pela enxurrada do dia 18 de janeiro. O Ministro disponibilizou toda a sua estrutura para agilizar esta liberação.
Após, a comitiva de prefeitos foi recebida pelo Secretário Humberto Viana para uma nova reunião. A documentação já foi protocolada em Brasília e agora o Prefeito aguarda a liberação dos recursos.
Sobre os subsídios para a construção de 14 passarelas e três pontes sobre o arroio que dá nome ao município, falta a apenas a assinatura do Secretário Nacional de Defesa Civil e a avaliação da equipe técnica para a liberação, o que pode ocorrer ainda em março deste ano. Já quanto a reforma e construção de casas populares atingidas pelo temporal de 2009, que já estão em andamento, o Prefeito conseguiu a prorrogação do convênio por mais 60 dias.
Em audiência no Ministério da Saúde, junto com o Secretário Nelson Cirtoli, e no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, ficou acordado que haverá agilidade na liberação das verbas que já estão empenhadas, tanto para a aquisição de equipamentos, ampliação do posto de saúde 24 horas, construção da unidade básica de saúde do Balneário Atlântico e ampliação da de Bom Jesus, quanto para a construção do Centro de Convivência da 3ª idade.
Já com relação a construção do Ginásio de Esportes da Rondinha, autorização para o asfaltamento da Rua Verdes Mares e construção do pórtico no acesso da cidade, ficou definido que os temas serão encaminhados através de Deputados Federais da bancada gaúcha com os quais o Prefeito esteve reunido.
No Gabinete do Secretário Nacional de Ensino Profissionalizante e Tecnológico do MEC, Elezier Pacheco, juntamente com a Secretária Nora, foi confirmada a possibilidade da implantação do Instituto Federal entre Arroio do Sal e Torres e da implantação de cursos de graduação a distância na cidade.
Com relação ao Centro de Cultura no município, o Coordenador de Cultura do Ministério, Vitor Ortiz, garantiu em conversa telefônica que o projeto é viável e tem grandes chances de ser implantado.
Por fim, o Prefeito ainda esteve nos gabinetes dos Deputados Federais Ronaldo Zulke, Alceu Moreira, Manuela d'Ávila, Vieira da Cunha, Enio Bacci, Afonso Hamm, além da Senadora Ana Amélia Lemos.