Colheita de arroz evolui no Rio Grande do Sul
Segundo o engenheiro agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) de Agudo, Guilherme Thom, alguns produtores já alcançaram cerca de 9 toneladas por hectare no início da colheita. “O pico deve ocorrer entre o final de fevereiro e o início de março”, afirma. O início da semeadura foi ainda no final do mês de agosto de 2010. “Chegamos a mais de 80% semeados até a primeira semana de novembro e, devido a isso, a floração está ocorrendo na época recomendada, aproveitando o máximo de luz para a fase reprodutiva.”
A expectativa do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga de Agudo é de uma produtividade superior a 8 toneladas por hectare. “Isso se deve, principalmente, às técnicas de manejo empregadas para altas produtividades, que é o Projeto Dez, e também pelo planejamento e busca de conhecimento por parte dos produtores.
No município de Restinga Sêca, a colheita está começando aos poucos, com a primeira área colhida no final de janeiro – cerca de 2% da área do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga na cidade foi colhida até o momento. Já em São João do Polêsine e Faxinal do Soturno, a colheita se iniciou na primeira semana de fevereiro.
Conforme o engenheiro agrônomo do Irga de Restinga Sêca, Fabrício Guse, nos próximos dias haverá um incremento na área colhida, pois a maioria dos produtores seguiram as orientações e realizaram a semeadura dentro da época recomendada. “Temos a expectativa de finalizar a colheita com uma média de produtividade de 7,4 toneladas por hectare de uma área cultivada de 21.450 hectares.
A região da Planície Costeira Interna já tem mais de 465 hectares colhidos de uma área de 150.820 hectares semeados. Os municípios de Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Guaíba e Taquari já iniciaram a colheita. Segundo o coordenador do Irga de Guaíba, Carlos Nassif, na próxima semana outros municípios da região devem iniciar trabalhos, ampliando assim gradativamente a área colhida. “O resultado deve-se a semeadura em época adequada, o que proporciona otimização de máquinas, escalonamento dos trabalhos de colheita, atendendo boa produtividade”, enfatiza.
De acordo com o levantamento do Irga, na safra 2011/12 foram cultivados 1,17 milhão de hectares e 11.696,50 hectares já foram colhidos. A expectativa de produtividade média é de 7,5 toneladas por hectare, e a produção é cerca de 8 milhões de toneladas por hectare.