Instalação da FASE em Osório não é uma prioridade, diz promotor
“Instalação da FASE em Osório não é uma prioridade”. Esta foi a afirmação do promotor da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Dr. Miguel Velasquez, quando da visita do presidente da Câmara de Osório, vereador Denílson da Silva, para buscar maiores informações sobre a possível instalação desta entidade.
Segundo Velasquez, a cidade de Porto Alegre precisa mais de uma reformulação e ampliação da FASE do que a região do litoral norte.
“Os objetivos maiores com relação à FASE é a descentralização, com construção de casas menores e com uma melhor estrutura”, disse o promotor, comentando ainda que a prioridade é a construção da FASE POA 3, fazendo com que não haja a superlotação das outras casas.
A Secretaria da Justiça deverá trabalhar muito a municipalização das medidas sócio-educativas, fazendo que os municípios assumam os seus adolescentes fora das casas de internação. Velásquez sugeriu a Denílson e demais vereadores, que conheçam o trabalha que vem sendo realizado na cidade de Santo Ângelo, com o acolhimento e acompanhamento dos jovens que saem da FASE.
Com relação à instalação em Osório, disse que há uma decisão judicial para que isto aconteça. “Mas posso dizer que isto não é uma prioridade para o atual governo”, apontou, lembrando que apenas 23 internos na FASE da capital são de Osório. Com isso, não se justifica construir uma casa imediatamente, já que há outras prioridades.