Cremers elogia o trabalho da Secretaria Municipal da Saúde em Osório
Segundo o presidente Fernando Matos, o município de Osório é importante por ser um local de convergência. “Gostamos muito do serviço de pronto atendimento do posto de 12 horas. É um posto bem estruturado, moderno, que contempla a maioria das especialidades médicas, com equipes presenciais, com bom apoio das demais áreas da saúde pública, com enfermagem, psicólogos, serviço social e a própria odontologia. Parece-me que o trabalho realizado no posto 12 horas é muito bem complementado em nível de postos avançados de saúde, postos de atendimento básicos, junto com o atendimento nos demais postos. O atendimento na medicina comunitária é muito bom”, disse o presidente do Cremers.
É a segunda visita do Cremers ao posto, e os dados levantados através do projeto Férias com Saúde integrarão um relatório final que será entregue às autoridades competentes. “O município de Osório é uma grata surpresa, pelo menos para nós que estamos vendo no litoral um trabalho com uma preocupação com a periferia, sem se descuidar do pronto-atendimento e também da hospitalização. Osório está de parabéns pela sua estruturação em nível da saúde básica”, disse Fernando Matos.
Na ocasião da visita, os representantes do Cremers foram recebidos pelo Secretário Municipal da Saúde, Eduardo Abrahão, que mostrou todas as instalações do posto e os serviços oferecidos.
A avaliação da entidade confirma os investimentos na saúde básica pela rede municipal. “O Cremers ficou surpreso com a qualidade do serviço prestado pelo município de Osório. Isso é o esforço, a começar pelo prefeito Romildo Bolzan Júnior, por mim, como secretário, mas por toda a equipe da secretaria da saúde. Nós citamos várias situações para eles: das psicólogas, das fisioterapeutas, das diversas especialidades médicas, do convênio com o hospital, enfim, de toda uma estrutura física e profissional que se dá hoj e, no município de Osório”, ressaltou Abrahão.
A comitiva do Cremers foi surpreendida pelos serviços oferecidos. “Eles ficaram surpresos com a qualidade dos serviços prestados aqui no posto. A gente ainda colocou que existem mais 14 postos de saúde, a vigilância sanitária, a farmácia municipal que oferece 240 tipos de medicamentos, mais duas casas abertas, sendo uma específica para dependência química. Eles ficaram satisfeitos com a qualidade dos serviços em Osório e para nós é muito bom porque na verdade é o respaldo para que tenhamos cada vez mais incentivos para manter essa qualidade do serviço na cidade”, disse Abrahão.
O Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior destaca que a avaliação positiva do Cremers confirma todos os investimentos que a Prefeitura de Osório está realizando no município. “É muito importante que o Cremers, que também é um órgão fiscalizador, venha diretamente, nos locais de prestação de serviços, principalmente, dos município, e certifique-se do que, efetivamente, vem acontecendo, não fique apenas naquilo que diz respeito a denúncias. Nós estamos mais contentes ainda que o Cremers fez um juízo extremamente favorável da saúde básica do município de Osório, fez um elogio bastante consistente ao que se faz aqui e isso prova, exatamente, o acerto daquilo que estamos encaminhando”, afirmou o pref eito.
Quanto às questões de alta complexidade na área da saúde, o projeto do hospital regional está em andamento. “Neste momento, o que resta para o município de Osório, são as questões de alta complexidade que o hospital regional, o de Osório, a partir desta reformulação, deste novo conceito que vai acabar acontecendo logo em seguida, terá como resolver. Se Osório vai bem na saúde básica, bem na saúde de média complexidade, o que resta são coisas que já estão se vislumbrando como solução”, projeta o prefeito Romildo.
Alguns procedimentos no atendimento ainda serão melhorados nos postos de saúde da cidade, principalmente em relação às filas formadas nos dias de marcação com especialistas. “Nós temos o processo de informatização dos postos e esse sistema está sendo ampliado para o interior.
As pessoas devem se dirigir, nos dias de marcação, para os postos dos seus bairros para fazer a marcação diretamente por lá. No dia 25 de fevereiro, por exemplo, nós tivemos aqui no Posto Central, 400 pessoas marcando, mas estive, pessoalmente, nos postos, e deu mais de 100 pessoas em cada posto, onde também havia marcação dessas especialidades.
Quando nós estivermos 100% informatizados, incluindo o interior, as pessoas devem fazer a marcação pelos seus postos”, informou o Secretário Abrahão. Mais informações sobre os serviços e especialistas da Secretaria Municipal da Saúde pelo telefone (51) 3663 3171.