Vida & Saúde

Operação Verão fecha fevereiro com 4,4 mil veículos vistoriados

Faltando poucos dias para encerrar a intensificação de fiscalização de produtos de origem animal que chegam às praias gaúchas, os técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) já realizaram 194 barreiras sanitárias. O balanço foi apresentado pelo diretor do DPA, Eraldo Marques e por Rodrigo Etges, responsável pela Operação Verão, após concluir o levantamento dos dados contabilizados até o dia 28 de fevereiro. O programa deve se estender até meados de março, quando retorna a fiscalização usual – menos intensa, em vista da diminuição da população litorânea.

A Operação Verão vistoria produtos de origem animal, como carnes, ovos, leite e seus derivados. Os dados mostrados pelo Departamento de Produção Animal, da Seapa, apontam um decréscimo de 1,2 % no total de apreensões do verão passado para este. “Um dado a se comemorar, pois prova que está crescendo a consciência do produtor e do transportador”, disse Eraldo Marques.

Na operação 2011, foram vistoriados 4.417 veículos e expedidos 188 autos de infração, 122 autos de apreensão e inutilização e 13 de infração e multa. Estas totalizaram R$ 17.862,44. Dos 26.258 animais fiscalizados, 558 estavam irregulares. Em relação aos produtos, os técnicos da Seapa analisaram 2,66 milhões de Kg de carnes, sendo inutilizados 25,25 mil Kg. De pescado, 253,41 mil Kg foram fiscalizados e 395,4 Kg apreendidos e inutilizados.

Um número de destaque no balanço se refere aos ovos que tiveram um decréscimo bastante considerável entre 2010 e 2011. Este ano, o percentual apreendido e inutilizado foi de 0,78% do total vistoriado, enquanto em 2010 foi de 4,77% para o mesmo quantitativo. Rodrigo Etges disse que foram fiscalizadas 169.130 dúzias de ovos, com a inutilização de 1.323 dúzias do produto.

A realização dessas atividades, intensificadas neste período, impede que chegue à mesa da população produtos impróprios para o consumo. Os produtos de origem animal devem seguir normas sanitárias, as quais são controladas desde a matança do animal, passando pela fabricação até chegar ao acondicionamento e transporte.

Comentários

Comentários