Dor, comoção e revolta marcam enterro de jovem promessa do boxe em Osório
Centenas de pessoas emocionadas acompanharam o velório ocorrido na Câmara de Vereadores, durante toda a madrugada e o funeral por volta das 11h deste sábado, do jovem Tairone Silva, de 17 anos, morto na sexta-feira a tiros pelo Policial Militar, Alexandre Camargo, de 29 anos, na Rua Farrapos.
O policial chegou a levar o boxeador, já sem vida, para o hospital depois de dar os disparos. Em seguida, se apresentou à Delegacia Polícia, onde confessou o crime.
Desavenças entre o policial e o boxeador seriam os motivos do assassinato. Camargo alega ter efetuado os disparos em legítima defesa.
A justiça decretou a prisão preventiva do policial que está preso, sob os cuidados da Brigada Militar.
Pouco antes do crime
Horas antes de ser assassinado, na manhã da sexta-feira, dia 11, Tairone Silva esteve na Prefeitura de Osório, com a sua mãe Cláudia, pedindo ao prefeito ajuda de custo com passagens aéreas.
Na ocasião, ele concedeu uma entrevista para a Assessoria de Comunicação da prefeitura. Apesar da distância da família, Tairone se dizia feliz no Rio de Janeiro, para onde retornaria na próxima segunda-feira, dia 14.
“É uma experiência boa, a gente aprende várias coisas”, disse Tairone. A sua mãe, Cláudia Silva, se dizia orgulhosa do filho. “O coração fica meio apertado, mas ao mesmo tempo é uma felicidade, ele está fazendo algo que gosta”, disse a mãe na ocasião.
Desde fevereiro, o jovem estava no Rio de Janeiro, treinando no Cefam, Centro Esportivo da Marinha, onde se preparava para lutar no Panamericano que ocorre no final deste mês.
Título
No último dia 16 de fevereiro, o boxeador do município de Osório, tornou-se Campeão Sul Americano, no Chile, ao vencer a final do torneio e ainda se destacar como o atleta com nocautes mais rápidos da competição.
Em Iquique, no Chile, durante o Campeonato Internacional de Boxe Verano 2011, foram necessários apenas 13 segundos para que o árbitro interrompesse o combate e confirmasse a vitória de Tairone Silva, 75 kg, sobre o chileno Daniel Parra.
Um direto disparado pelo brasileiro jogou o chileno ao solo que tentou retornar ao combate, mas sem condições foi detido pelo árbitro que decretou a vitória de Tairone.
O treinador do atleta era o técnico Anildo Pereira.
Acusado Injustamente
Um adolescente chegou a ser acusado injustamente de ter cometido o crime. De acordo com a mãe do jovem, a polícia chegou a algemar seu filho e levá-lo preso. Sendo liberado após a mãe da vítima ter afirmado que não foi ele o culpado.
Casa do Acusado
Policiais estão fazendo a guarda e proteção da residência do acusado. Centenas de pessoas já passaram pelo local e devido a grande comoção, os PMs tem medo que possa ocorrer uma invasão a qualquer momento.
Veja abaixo uma das últimas lutas do jovem boxeador que lhe deu o título de Campeão Sul Americano.