Balneário Pinhal: Projeto Gente da Terra promove qualidade de vida para famílias em situação de vulnerabilidade social - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Balneário Pinhal: Projeto Gente da Terra promove qualidade de vida para famílias em situação de vulnerabilidade social

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Habitação de Balneário Pinhal investe na melhoria da qualidade de vida da população. Um dos programas desenvolvidos com este objetivo, sob a coordenação da secretária Neusa Maria Carvalho, é o Gente da Terra. As atividades iniciaram no ano passado, com atuação de uma equipe interdisciplinar.

O projeto atende atualmente 20 famílias em situação de vulnerabilidade social, com ações que promovem qualificação profissional, inclusão social, desenvolvimento de habilidades e competências, além do acesso aos bens sociais e culturais da humanidade. São desenvolvidos cursos, encontros e também atividades práticas, para o fortalecimento da auto-estima e resiliência da pessoa e dos laços familiares. “Balneário Pinhal apresenta escassez de trabalho no período de baixa temporada, quando muitas famílias sofrem com a diminuição total ou parcial da sua renda, levando-as a buscar auxílio”, afirma a secretária. São famílias, segundo ela, que se encontram em situação de exclusão social, de bens e serviços, podendo por conseqüência terem fragilizadas as relações familiares em aspectos sociais, econômicos e emocionais. “É comum, nessas ocasiões de vulnerabilidade, surgirem patologias clínicas como depressão, ansiedade, alcoolismo, drogadição, abuso e violência intra-familiar, fazendo-se então necessário um projeto de promoção social para tentar romper com este ciclo de violência, pobreza e exclusão”.

O projeto Gente da Terra conta com o apoio das secretarias de Educação e Cultura; Meio Ambiente; Saúde; Obras e Associações Comunitárias. Até o momento foram atendidas 20 famílias, do distrito do Túnel Verde. A intenção, com a continuidade do projeto, é ampliar este número para 60, segundo o prefeito Jorge Fonseca. “Queremos cobrir todo o município. Atualmente as ações estão mais focadas no Túnel Verde, mas a sede e o distrito do Magistério também serão contemplados”.

Comentários

Comentários