Osório participa da 9ª edição da Feira e Festival Internacional da Cachaça
Empreendedores gaúchos participarão da 9ª edição da Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça), que será realizada durante a SuperAgro Minas 2006, de 2 a 4 de junho, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A missão empresarial contará com 45 empresas da região Sul do Brasil, sendo 30 delas de Osório, a 95 quilômetros de Porto Alegre e de outros municípios do Litoral Norte Gaúcho. Durante a Expocachaça, os empreendedores farão contato com cooperativas de produtores do setor e novos fornecedores para ter acesso a inovações tecnológicas.
A Expocachaça ocupará 160 estandes da SuperAgro, que tem uma projeção de público da ordem de 200 mil pessoas. Entre os expositores estarão marcas conhecidas, equipamentos, insumos e serviços que integram a cadeia produtiva da bebida. A missão será realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), em parceria com as prefeituras e sindicatos de produtores rurais das cidades que terão representantes na missão. O município de Osório será representado pela técnica agrícola da Secretaria de desenvolvimento, agricultura e turismo Carla Ferri.
“A feira é uma das maiores do setor no país e dará aos produtores uma idéia do que poderão alcançar ao formarem uma cooperativa, formalizarem seus negócios e trabalharem de forma organizada o layout de seus produtos”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho. A visita técnica ao evento tomará um dia da missão. Nos demais, os empreendedores conhecerão uma usina de destilação de álcool, e empresas de açúcar, melado e cachaça em Divinópolis.
Conforme o consultor do Sebrae/RS, Mauro Zompiretti, os produtores ainda não possuem empresas estruturadas, à exceção dos integrantes da Cooperativa de Cachaça e dos Derivados da Cana do Estado do Rio Grande do Sul (Coopercanasul), constituída há dez meses e que congrega 23 produtores. “A presença no evento será fundamental para que eles possam observar a postura das cooperativas, as formas de negociação e apresentação de seus produtos, para que estes dados sirvam como base para ações futuras”, completa.
De acordo com o gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) de cana-de-açúcar e derivados do Litoral Norte, Alexandre Ditadi, a missão integra o planejamento estratégico do grupo, e partirá no dia 3 de junho. “Esta troca de experiências que acontecerá durante do evento amplia a visão do produtor a respeito de suas oportunidades e favorece a integração entre o grupo, que tem a oportunidade de dividir suas dúvidas e encontrar soluções para suas dificuldades”, avalia.
Todos os 30 empreendimentos do Litoral Norte são atendidos pelo APL, enquanto os outros 15 produtores que integrarão a missão representam outros pólos produtores da bebida. Estarão presentes empreendedores de Santo Antônio da Patrulha, Taquara, Rolante, Itaqui, Parobé, Mampituba, Muçum, Harmonia, São Pedro e Jaguari. Os APLs são aglomerações de empresas localizadas em uma mesma região, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre elas e com outros agentes locais.