Vida & Saúde

Deputado encaminha proposta de proteção ambiental para Lagoa dos Patos

Recebido pelo diretor-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Carlos Niedersberg, o deputado Alexandre Lindenmeyer (PT) apresentou uma proposta de proteção ambiental para a Lagoa dos Patos. O projeto foi desenvolvido pelo Grupo CTP, especializado em logística do meio ambiente.

A Lagoa dos Patos é uma das maiores lagunas costeiras do mundo e o maior recurso hídrico do Rio Grande do Sul, com 265 km de extensão de forma alongada, 33 km de largura média e 56 km na largura máxima, o que proporciona 10 mil km² de um estuário de alta sensibilidade ambiental e de grande importância ecológica e socioeconômica. É fundamental para o Estado e para o país em diferentes segmentos, desde o setor portuário, passando pelas zonas pesqueiras, irrigação do arroz, navegação, indústria e outras atividades comerciais.

Os riscos ambientais no local são grandes e constantes. Conforme o diretor da CTP, Amarildo Araújo da Silva, “o índice de impactos e danos é proporcional ao tempo de resposta”. Isso significa que é preciso agir com rapidez para evitar estragos irreparáveis. Anualmente, cerca de um milhão de toneladas de derivados de petróleo são transportados pela Lagoa sem a devida proteção. Nesse e em outros casos, há sempre riscos de acidentes de grandes proporções. A CTP propõe atuar nessa área de prevenção e combate aos danos e às emergências ambientais.

Segundo deputado Lindenmeyer, “é importante que se tenha uma política de preservação da Lagoa dos Patos, seja através da criação de um fundo para custeio, ou através de outras alternativas que sejam construídas pelo diálogo”. A CTP deixou sua proposta, que teve a simpatia do presidente da Fepam:

“Esse é um ponto de alta relevância, visto que hoje contamos com a sorte para evitarmos acidentes. Enfrentamos carência de estrutura. Posso garantir que hoje mesmo estarei com o chefe da Casa Civil e aproveitarei para apresentar o projeto”.

Comentários

Comentários