Geral

Câmeras de vigilância vão operar nos próximos meses em SAP

O projeto de videomonitoramento do Litoral Norte, executado pelo Ministério da Justiça através do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança e Cidadania) está em plena execução através do Consórcio Público da Amlinorte (Associação dos Municípios do Litoral Norte).

Embora Santo Antônio (SAP) integre oficialmente a região metropolitana de Porto Alegre, o município foi contemplado em virtude da ligação afetiva com o Litoral Norte. De acordo com Daiçon, Santo Antônio também está vinculado com a região litorânea e realiza diversas ações conjuntas com a Amlinorte, especialmente na área da saúde.

As onze câmeras de vigilância previstas para Santo Antônio da Patrulha deverão entrar em funcionamento antes do verão deste ano.

Os postes já foram colocados nos municípios abrangidos e agora está sendo providenciada a instalação das torres. Segundo o diretor do Consórcio Suian Müller da Luz, o prazo contratual para a entrega de todo o sistema para operação é 18 de setembro deste ano, mas vai ser solicitada uma prorrogação até o dia 18 de novembro próximo, ante a necessidade de complementação de alguns ítens considerados fundamentais.

As câmeras, ao serem instaladas terão um ângulo de 360 graus de observação. Essas câmeras têm capacidade de captar imagens nítidas até uma distância de 450 metros, mas a finalização de sua abrangência poderá chegar até 700 metros.

Colocadas em pontos estratégicos elas farão nas 24 horas, um raio x completo da cidade, reduzindo drasticamente as ocorrências de assaltos, arrombamentos e outros crimes que podem ficar impunes em virtude do número de PMs do policiamento ostensivo que, por mais que se esforcem, muitas vezes não conseguem retirar de circulação os suspeitos envolvidos nesses episódios.

De acordo com o idealizador do sistema de vídeo-monitoramento para o Litoral Norte, ainda há algumas comunidades sem as torres, mas esse processo está sendo agilizado.

Nelson Fornasier, que é policial civil aposentado e hoje Secretário Municipal de Segurança de Balneário Pinhal informa que falta a assinatura de convênio com a Brigada, Estado e a Amlinorte para que o processo seja finalizado com as necessárias adequações ao espaço físico.

A firma Expert S/A de Belo Horizonte, vencedora da licitação, trabalha na implantação das torres em todo o litoral norte. São 156 câmeras que estarão operando nos 23 municípios vinculados à Associação de Municípios do Litoral Norte, mais o município de Rolante que é interligado ao Consórcio Regional da Saúde.

Além dessas câmeras, também estarão operando seis carretinhas auto-alimentadas que estarão acopladas em veículos para efetuar policiamento em grandes eventos. Uma delas estará operando com equipamento infra-vermelho para poder atuar durante a noite.

Nelson afirma que o critério para a instalação das câmeras é o número de habitantes. Assim os municípios maiores, como Santo Antônio da Patrulha, Osório, Capão da Canoa e Torres terão maior número de torres.

INTERNET GRATIS

O próximo passo, conforme explica Suian, deverá ser a implantação nos municípios da AMLINORTE, do projeto Cidade Digital, mediante o qual, as comunidades norte-litorâneas terão acesso à Internet gratis. Para tanto, vai ser aproveitada a infra-estrutura instalada com a entrada em funcionamento do sistema de video-monitoramento.

Comentários

Comentários