Prefeitura dá continuidade a programa de esterilização de caninos e felinos em Xangri-Lá
Os proprietários de cavalos também poderão levar seus animais para colocação de microchip de identificação. Toda a ação é totalmente gratuita aos proprietários. Conforme o médico veterinário, Marcelo Lopes, os proprietários dos animais também recebem orientações sobre posse responsável. O atendimento será por ordem de chegada.
A Secretaria de Saúde de Xangri-Lá, há bom tempo, mantém outros programas voltados para os animais, tais como controle de pragas, pulgas, carrapatos e zoonoses em geral.
Regulamentação – Recentemente, o Plenário do Conselho Regional de Medicina Veterinária-RS aprovou o Projeto Castração, encaminhado pela prefeitura de Xangri-lá.
É o primeiro programa de esterilização de animais domésticos autorizado após a publicação da Resolução nº 14 do CRMV-RS, em 30 de setembro de 2010.
De acordo com o projeto, a prefeitura do município do litoral gaúcho esteriliza caninos e felinos da população em vulnerabilidade social, sem ônus financeiro para os beneficiários. De acordo com a nova legislação do CRMV-RS, todas as campanhas de contracepção em cães e gatos precisam de aprovação prévia do Conselho. Nos projetos a serem encaminhados ao Conselho, as instituições devem apresentar informações sobre a campanha, como data, local, abrangência e recursos envolvidos. O diretor de Vigilância Sanitária de Xangri-Lá, o médico veterinário Marcelo Lopes, lembra que é o 1o programa deste tipo plenamente regulamentado no Rio Grande do Sul.