“Um dia a Mais” e “De Gaita e Gaiteiro” vencem 19º CALIMAR
O festival CALIMAR (Canto Livre do Marquês), contou com 13 músicas concorrentes, divididas entre originais/inéditas e covers. O fundador do festival, professor Sélio da Rosa, foi o homenageado da noite e cantou uma música composta especialmente para o evento.
As músicas vencedoras, concorrendo pelo Instituto Cenecista Marquês de Herval, foram: Primeiro lugar “De Gaita e Gaiteiro”, interpretada pelo aluno Rubens Pierre Fracalossi, da EM31. O segundo lugar, ficou para “No caminho Certo” dos alunos Camila e Cássio da turma NR31. Em terceiro lugar, “Dura Visão”, interpretada por Mariana da FN81.
Já as músicas vencedoras, concorrendo pela Faculdade Cenecista de Osório (FACOS), foram: Em primeiro Lugar, “Um dia a Mais”, com interpretação de Lílian Tressoldi, do curso Ciências Contábeis. Segundo lugar, “Descubra”, interpretada pelo acadêmico da Psicologia, JeanCarlos. Em terceiro ficou a música “Red Black and White Feelings”, de Luan e Helen, do curso de Letras.
O prêmio de Melhor Intérprete foi para a acadêmica do curso de Ciências Contábeis, Lilian Tressoldi. O prêmio de Melhor Instrumentista foi para o baterista Anderson dos Santos, da turma EM11. A Melhor Música cover foi “Join Me”, cantada por Ana Paula Martins Cordovil, da turma EM31. O prêmio de Melhor Torcida foi a para a turma EM31, que também recebeu um prêmio especial de 50 anos da CNEC/Osório.
Para avaliar as apresentações, foram convocados os seguintes jurados: Cattulo de Campos (músico e professor), Douglas Teixeira dos Anjos, (advogado e músico), Éverton Almeida (músico e professor), Mailôr Kingeski (Secretária de Cultura da Prefeitura Municipal de Osório) e Viviane Dutra (professora e diretora do grupo teatral Galpão das Artes). Os jurados utilizaram-se de critérios como: Apresentação no palco, Melodia, Conteúdo das letras, Interpretação e Harmonia do Conjunto.
O Vice-Diretor da Instituição, Alexandre Costa Ramos, ressaltou que este foi o melhor festival CALIMAR dos últimos anos. Dobrou o público, e o retorno dos alunos foi muito positivo.