Confirmado mais um caso de gripe A no Estado
Além disso, foi confirmado o óbito de um caso que já havia sido divulgado no boletim de sexta-feira (05): uma menina 8 anos, de Porto Alegre, portadora de leucemia, Diabetes Mellitus e obesidade.
Desta forma, são 91 casos confirmados este ano, sendo 12 óbitos. Dos 1.151 casos suspeitos, 1.004 foram descartados e 56 seguem em investigação. O CEVS informa ainda que seis casos que haviam sido anteriormente notificados de Jaguarão foram retirados da tabulação epidemiológica por se tratarem de casos de âmbito ambulatorial, enquanto a vigilância da Influenza A H1N1 está baseada no monitoramento de casos em pacientes hospitalizados.
A Secretaria Estadual da Saúde orienta a manutenção das medidas preventivas: lavar as mãos, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, ventilar os ambientes, afastar os doentes do convívio social por uma semana. O tratamento com antiviral para casos suspeitos de influenza internados ou ambulatoriais continua sendo o foco do combate à doença.
O antiviral (oseltamivir) deve ser receitado pelo médico em casos suspeitos, de preferência nas primeiras 48 horas do quadro clínico (febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e nas juntas). O medicamento está disponível nas farmácias populares e nos locais de dispensação determinados pelas Secretarias Municipais de Saúde.
Veja os casos por município de ocorrência