Obras do escritor Marco Antônio Velho Pereira estão em evidência na Biblioteca Pública
O seu 1º livro, O Rincão dos Palmares, foi publicado em 1994 e depois mais três foram publicados. O escritor dedicou a sua vida à pesquisa genealógica, trazendo à tona as origens e história dos povos, principalmente, gaúcho e litorâneo. “A Sesmaria da Concha, em Tramandaí, foi a 1ª do Litoral Norte, através da vinda do Manuel Gonçalves Ribeiro. A partir dele começou a ocupação da nossa região e alguns dos seus descendentes permanecem aqui até hoje”, disse Marco Antônio.
São anos dedicados à pesquisa que falam da formação territorial do Litoral Norte, dos quilombos e dos primeiros açorianos. “Tenho a pesquisa como uma missão de vida. Abri mão de casar, formar uma família, pesquisando a origem das famílias do litoral”, revela o escritor que pretende lançar na Feira do Livro de Osório, deste ano, o seu quinto livro que destaca a trajetória do Coronel Reduzino Pacheco. Esta publicação já está sendo utilizada em algumas escolas como fonte de pesquisa, para a feira, a publicação será mais enxuta, com menos fotos e capítulos.
Na Biblioteca Pública, as publicações estão em destaque e dúvidas podem ser sanadas pelo próprio autor que visita o local. O projeto pioneiro da biblioteca pretende tornar os autores osorienses mais conhecidos do grande público e ainda estimulando a leitura das suas obras. Já participaram do projeto escritores como Norma Trespach e no mês de aniversário da biblioteca, em julho, a história do seu patrono Fernandes Bastos.
O projeto integra o Programa Cidadão Leitor, da Secretaria Municipal de Educação. Os próximos escritores que estarão em evidência são: setembro – Marcelo Poeta; outubro – Rodrigo Trespach; novembro – Jerri Almeida (patrono da Feira do Livro de Osório 2011). Mais informações pelo telefone 3663 7440.