Chuva causa estragos na Biblioteca Pública de Osório
Diversas obras ficaram molhadas e os funcionários trabalham para conseguir recuperar a maior parte possível dos livros.
O Litoralmania conversou com o Secretário da Educação, Gil Davóglio. De acordo com ele, o prédio atual necessita de uma reforma geral e a prefeitura esta tomando medidas urgentes para sanar todos os problemas.
A Biblioteca está fechada para o atendimento ao público e segundo Davóglio, deverá retornar as atividades normais ainda nesta semana.
Em 2009 o jornalista Rogério Bernardes conversou com o escritor e historiador Rodrigo Trespach. Na época, havia acontecido um desabamento do Arquivo Histórico Municipal de Colônia (oeste da Alemanha), levando abaixo a história de dois milênios. Na ocasião, Trespach já falava sobre a situação caótica em que se encontrava o prédio da Biblioteca de Osório:
– Essa tragédia serve para alertar e servir de exemplo as nossas autoridades públicas. Se lá houve um erro, aqui há o completo desleixo com a documentação histórica. A maioria de nossos arquivos está em prédios inadequados e, com poucas exceções nossa, documentação anterior ao século XVIII está seriamente comprometida pela falta de acomodação adequada. Como exemplo negativo podemos citar o Arquivo Público Antônio Stenzel Filho, de Osório/RS. A documentação com pouco mais de 100 anos já está se deteriorando e dificilmente se conseguirá recuperar o tempo perdido. Finalizou Trespach.