Geral

Delegado e ex-vereador discutem em Audiência Pública em Osório

Ao final da audiência pública, que discutiu o aumento de Vereadores no Legislativo osoriense, o ex-vereador Marcos Oliveira e o delegado Celso Ferri de Osório começaram uma forte discussão.

O motivo da desavença seria por terem posicionamentos opostos sobre o assunto em questão. A “briga verbal” terminou logo quando alguns presentes pediram calma aos dois cidadãos.

Ressaltando que Marcos Oliveira é a favor da manutenção dos nove Vereadores e o delegado Celso Ferri é a favor do aumento.

Audiência pública

A reunião, para debater o aumento de Vereadores com a sociedade, começou com o presidente Vereador Denílson da Silva explicando e consultando o plenário sobre as regras que gestariam o debate.

Ficou acertado que teriam 15 inscrições para ocupar a tribuna e cada pessoa teria cinco minutos para explanar suas colocações.

O Secretário do Esporte e Lazer, Gilmar luz, começou os debates mostrando ao público valores de salários pagos aos servidores do Legislativo, aos Vereadores e aos CCs do executivo.

Ele explanou três possibilidades para o aumento de vereadores, sem aumentar a despesa da Câmara.

Logo após, falaram ex-vereadores, Secretários do município, pessoas ligadas a partidos políticos, entidades e a população em geral preocupada com o caso.

Falaram, a favor do aumento, o Secretário de Turismo de Osório, Eduardo Renda, o Secretário da Cultura Rossano Teixeira, o professor e ex-vereador Juraci Pascoto, o delegado Celso Ferri, entre outros.

Defendeu a manutenção dos nove Vereadores, os ex-vereadores Marcos Oliveira e Martin Tresoldi, presidente da ACAS Hélio Bogado, o presidente do PSDB em Osório Everaldo Fabricio, entre outros.

Karla Falkenberg

Um dos discursos mais aplaudidos da noite foi da advogada de 27 anos Karla Falkenberg.

Ela defendeu a manutenção dos nove vereadores argumentando que tudo aquilo que estava sendo dito por todos não seria válido se primeiro não houvesse uma educação de qualidade no país.

Karla indagou os presentes: o que é uma democracia?

“A discussão começa do conceito de democracia, do que se alicerça a democracia. Se queremos progresso, representatividade,  temos que pensar em um poder ascendente para que tenhamos um voto para cidadania” – afirmou a advogada.

Segundo Karla é legitimo ter representatividade, mas para isso é preciso que a democracia seja exercida em sua plenitude e fazer isso é ter políticas públicas, saúde e educação.

“Quando alcançarem isto, aí sim podem discutir esse aumento, pois estarão com uma sociedade sem anseios”, finalizou.

Após seu discurso, Karla foi aplaudida e cumprimentada por todos.

Cobrança a população

Um cidadão, ao fazer suas colocações, cobrou da população presença nas sessões do Legislativo.

Segundo ele, as pessoas reclamam,  mas na hora de comparecer nas sessões e ver o trabalho dos edis, ninguém aparece.

Votação em segundo turno

A votação em segundo turno ocorre na próxima quinta-feira (6) às 9h no plenário Francisco Maineri.

O presidente do Legislativo, Denílson da Silva destacou a qualidade do debate, parabenizando a todos os presentes pela postura adotada.

Comentários

Comentários