Bandas marciais deram espetáculo no feriadão em Arroio do Sal
O festival reuniu 10 bandas marciais do Litoral Norte e de algumas cidades do Rio Grande do Sul, além de sete regentes. A condução do espetáculo foi do comunicador Angelo Gallardo.
Antes do início do festival, foi aberta também a Semana da Consciência Negra com a apresentação do grupo experimental de teatro, coordenado pela escritora e diretora Márcia Farias. “Teatro é pura magia e ilusão. É uma leitura dramatizada. É sentir com os olhos da alma”, sustentou a escritora.
A Banda Marcial Integração, de Sentinela do Sul, abriu as apresentações já se destacando com belas evoluções, seguida pelas bandas Carlos Alberto Gros Vieira, de Terra de Areia, da ONG Unidos Pelo Canto (Torres), de Cerro Grande do Sul, Xangri-lá, banda Um Tom, de Estância Velha, Minuano, de Viamão, Sertão Santana e o encerramento com a banda anfitriã, de Arroio do Sal, que surpreendeu novamente com uma exibição de luxo.
O prefeito de Arroio do Sal Luciano Pinto da Silva registrou a sua satisfação com a realização do evento. “Cumprimento todas as pessoas e as caravanas presentes. O mau tempo não tem como atrapalhar o brilho do encontro. Agradeço ao maestro Flàvio Renato, sua equipe, a toda Secretaria da Educação e Cultura pela organização e ao apoio do comércio local”, disse.
Luciano Pinto observou o esforço da Prefeitura para desenvolver o município. “Investimos forte na cultura, não só por acreditar do potencial do município, mas porque também é um direito do cidadão e fundamental quando se fala em qualquer tipo de crescimento. A cultura está no mesmo patamar da saúde e educação”, ressaltou o prefeito.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Nora Klingelfus, lembrou da importância de movimentar o município com uma grande atividade e o apoio da administração pública as questões culturais e sociais. “Agradeço o prefeito por mais esta realização que divulga nosso município para os nossos visitantes. Lembro que registrar o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é lutar contra o preconceito racial que existe no nosso país, proporcionando a reflexão sobre a igualdade sobre as pessoas”, salientou na abertura.
O encontro de bandas marciais ocorreu dentro da programação da abertura oficial da Semana da Consciência Negra, que ocorre na Praça da Emancipação, na Biblioteca Pública e no Centro Municipal de Cultura Ágora do Arroio.
A cada apresentação as bandas recebiam troféus de participação pelas mãos do prefeito, da Primeira-Dama Gilséia de Oliveira, dos vereadores e secretários municipais, entre outras autoridades.
O maestro Flávio recebeu uma homenagem da grande família da banda municipal, que conta com a participação de 85 integrantes, pais e familiares dos componentes, pela excelente trabalho que desenvolve com as crianças e jovens de Arroio do Sal. “Um homem sério que produz resultados”, disse um integrante da banda.