Polo Universitário sedia Seminário de Agricultura em Santo Antônio
Um bom número de interessados participou do evento que se prolongou durante todo o dia, com alunos e tutores dos cursos de Agricultura e Planejamento e Gestão Rural, discutindo as possibilidades e dificuldades para a Agricultura Familiar.
Participaram palestrantes do Instituto Federal Farroupilha, EMATER de Santa Vitória do Palmar e de Santo Antônio da Patrulha, da Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS havendo relatos de experiência dos estudantes e de agricultores.
As mesas de trabalhos foram focadas na gestão da propriedade e nas políticas públicas para a agricultura familiar. Os alunos que participaram do intercâmbio Brasil-França trouxeram experiências vividas e fortaleceram a necessidade de organização dos agricultores.
A professora Lilianna Bolsson Loebler do Instituto Federal Farroupilha, de Alegrete falou sobre a administração da pequena propriedade rural, como possibilidade de renda. Já o médico veterinário Marcelo Monteiro da Cunha Souza, da Emater de Santa Vitória do Palmar abordou as técnicas de manejo e aplicadas à pecuária familiar. A doutoranda em engenharia agrícola Suelen Braga de Andrade, de Pelotas, falou sobre forma de diversificação do pomar doméstico.
Os tecnólogos em desenvolvimento rural Diego de Oliveira Ferreira e Lindomar Arceno Cardoso falaram sobre a produção de laranjas, uma experiência bem sucedida em uma UPA familiar.
O aluno Ronaldo Souza da Silva e o agricultor José Cláudio Alano das Neves apresentaram um relato de experiência com fruticultura e animais.
No período da tarde a engenheira agrônoma Cláudia Simone Madruga Lima de Santa Vitória do Palmar falou sobre a horticultura voltada à agricultura familiar.
Agricultores familiares, produtores de hortigranjeiros em Caraá foi o tema abordado por José Teixeira dos Reis Júnior, de Caraá.
Por sua vez o aluno Jerônimo Genari dos Santos falou sobre sua experiência de estágio na produção de cana de açúcar, na pequena propriedade.
José Oldemar Batista, diretor da Agricultura Familiar da Secretaria do Desenvolvimento Rural do Estado falou sobre a agricultura familiar no Rio Grande do Sul.
E no encerramento, Olávio Meregalli Lang da COOPERCANASUL falou sobre a merenda escolar, uma alternativa de comercialização para a agricultura familiar, que já vem sendo implantada em Santo Antônio da Patrulha.