Prefeito de Arroio do Sal reclama da segurança pública e cobra soluções - Litoralmania ®
Geral

Prefeito de Arroio do Sal reclama da segurança pública e cobra soluções

A inconformidade com o tratamento dado ao município de Arroio do Sal na área de segurança pública, com a redução do destacamento de policiamento para a temporada de veraneio e o baixo efetivo na baixa temporada, levou o Prefeito de Arroio do Sal Luciano Pinto da Silva a oficializar em diversos gabinetes, na quinta-feira (05), em Porto Alegre, um alerta e a tomada de atitudes correspondentes a importância do município litorâneo.

Na capital o prefeito entregou um documento com conteúdo comparativo do reforço policial em Arroio do Sal, de 2009 a 2012, que comprova o retrocesso no atendimento ao município e a preocupação com o aumento do número de ocorrências e criminalidade no final do ano passado e início de 2012.

“Não posso crer que o governador Tarso Genro tenha conhecimento ou aceite o tratamento que nos foi reservado para atender um aumento estratosférico de população do verão”, destaca Luciano Pinto.

O Prefeito explica que diante da situação crítica da segurança pública de Arroio do Sal, o governo municipal tomou uma atitude firme cobrando do Estado medidas efetivas para dar respostas que a comunidade vem cobrando de forma dura e até injusta.

Luciano entregou pessoalmente uma carta à Tarso Genro, no Palácio Piratini, recebida pela assessoria do vice-governador Beto Grill, em virtude das férias do governador. O prefeito recebeu a garantia de que o governador teria ciência da situação mesmo no período de férias.

Da mesma, o prefeito procedeu a ação em diversos gabinetes ligados a questão de segurança no Estado. O ofício foi entregue na Secretaria Estadual de Segurança Pública e na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembléia Legislativa, solicitou uma audiência pública ao titular, o deputado estadual Luiz Fernando Schmmidt (PT).

No Palácio da Polícia foi recebido pelo delegado Ênio Gomes de Oliveira, Chefe substituto da Polícia Civil. O Delegado já no final do dia de ontem (05), confirmou a instalação de plantões nos finais de semana em Arroio do Sal.

Nas torres gêmeas do Ministério Público, o Procurador-Geral de Justiça, Dr. Eduardo de Lima Veiga recebeu o prefeito de Arroio do Sal e acompanhou o relato preocupado do chefe do executivo municipal cobrando uma postura mais firme do Estado e respeito ao bmunicípio.

A peregrinação do prefeito, em Porto Alegre, em favor do aumento do efetivo policial no município, encerrou com uma audiência com o Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, no quartel do Comando-geral da Brigada Militar.
Participou também do encontro o Coronel Paulo Henrique Gonçalves Sperb.

Luciano Pinto elogiou as ações da Brigada Militar após os incidentes ocorridos em Arroio do Sal, mas registrou que para o trabalho preventivo o município tem que receber aumento de efetivo, principalmente na baixa temporada.

Como sugestão, o prefeito Luciano lembrou que nos feriados e finais de semana, durante o ano, um maior deslocamento de efetivo poderia atender em melhores condições. Na atual situação, somente com mais policiais em Arroio do Sal a situação pode normalizar.

Segundo o levantamento realizado, na temporada passada foram deslocados 45 policiais, 6 viaturas de reforço e duas motos a mais para Arroio do Sal. Para o Verão 2011-2012, o Governo do Estado mandou ao município 30 homens e nada de viaturas extras.

Comentários

Comentários