Prevenção à Aids é reforçada no Litoral Norte
A Secretaria Estadual da Saúde aumentou o número de preservativos repassados aos municípios do Litoral Norte neste verão. Das 140 mil unidades disponibilizadas por mês para as 23 cidades que compõem a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), o repasse subiu para cerca de 290 mil por mês, no período do veraneio.
Qualquer pessoa pode retirar as camisinhas nos postos de saúde 24 horas, unidades da Estratégia Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde do SUS da região, onde também estão disponíveis materiais educativos sobre prevenção ao HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.
A coordenadora do programa de DST/Aids da 18ª CRS, Maria Helena Fagundes, que organiza a distribuição nos municípios, informa que as cidades do Litoral Norte estão com número suficiente para atender à demanda e faz um convite para que a população e os veranistas busquem proteção. “Não é necessário fazer cadastro ou aguardar atendimento, basta apenas solicitar no posto”, afirma.
Além do reforço na prevenção, o Litoral também dispõe de serviços de Testagem e Aconselhamento, onde é possível realizar um teste de HIV sigiloso e anônimo. O serviço é oferecido nos municípios de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Tramandaí, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Palmares do Sul (no distrito de Quintão) e em Mostardas.