Vida & Saúde

Vigilância Sanitária alerta para o consumo de alimentos fora de casa

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) elaborou um informativo visando o cuidado da população com alimentos consumidos fora de casa. O material traz recomendações não apenas sobre a comercialização, mas também a respeito de questões de armazenamento de produtos vendidos em eventos, lancherias, praças de alimentação, restaurantes e por ambulantes.

A Vigilância Sanitária do Estado recomenda preferencialmente o consumo de alimentos feitos na hora, evitando assim, a ingestão de produtos mantidos em estufa.

A temperatura de armazenamento nesses locais (por volta dos 35ºC) pode ocasionar a multiplicação de bactérias, resultando em algum tipo de dano. Também é importante a verificação da procedência do produto (rótulo, prazo de validade e composição), bem como armazenamento e condições de higiene do ambiente.

A SES recomenda que a população observe se o local possui o alvará sanitário exposto em lugar visível. Com relação aos alimentos preparados na hora, é fundamental identificar se estes estavam armazenados de maneira correta, dentro de caixas de isopor, e se apresentavam embalagens trazendo informações sobre como foram feitos, além da sua conservação em ambientes de baixa temperatura.

A população pode procurar a vigilância sanitária do município caso haja mal-estar após o consumo de alimentos ou mesmo se o local de venda não está dentro das recomendações adequadas. Os mesmos cuidados devem ser utilizados também nas próprias residências. Em caso de informações ou denúncias, a orientação é ligar para o disque-vigilância, por meio do número 150.

Comentários

Comentários