Vendas de veículos têm alta de 21% em março, aponta Fenabrave
Considerando cada setor isoladamente, no comparativo anual, houve queda nos emplacamentos nos principais segmentos. Caminhões e ônibus venderam 5,67% menos no terceiro mês de 2012 ante o mesmo mês do ano anterior. Já no comparativo com fevereiro, o setor apresentou alta de 20,54%. Automóveis e comerciais leves tiveram queda de 1,58% na comparação anual e alta de 20,46% na comparação mensal.
Já o segmento de motos registrou alta nas duas comparações: 3,33% ante março de 2011 e de 23,02% em relação a fevereiro.
Na análise pela média diária de vendas, houve queda de 6,05% na comercialização de automóveis em março ante o mesmo mês do ano passado. Segundo a Fenabrave, essa retração pode representar um panorama preocupante. De acordo com a entidade, o aumento da inadimplência no setor automotivo, que chegou a 5,5% em fevereiro, levou a uma maior restrição dos bancos para a concessão de crédito ao consumidor. Essa política restritiva impactou diretamente nas vendas das concessionárias.
“A situação nos preocupa, pois pode afetar a expansão esperada para o ano”, declarou, em nota, o presidente da Fenabrave, Flávio Meneghetti. A perspectiva de crescimento para 2012, entretanto, está mantida em 5,76%.