Vida & Saúde

Secretaria da Saúde espera vacinar mais 3,5 mil imbeenses contra a gripe

A vacinação contra a gripe inicia no dia 5 de maio em todo o País e estará disponível nos postos e unidades de saúde de Imbé até o término da campanha, no dia 25 de maio. O público-alvo será as pessoas acima dos 60 anos, gestantes em qualquer período, crianças – de 6 meses a 2 anos -, indígenas e trabalhadores de saúde que fazem atendimento de casos de Influenza.

A dose protege contra três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1 e outros dois tipos de gripe sazonal. A Secretaria Municipal da Saúde de Imbé, trabalha para garantir que 3.543 pessoas sejam imunizadas. A meta é vacinar pelo menos 95% da população de cada grupo.

No ano passado a Secretaria Municipal da Saúde de Imbé ultrapassou em 15% a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. No total foram aplicadas 3.541 doses. Somente na Unidade de Saúde 24 Horas foram feitas 2.325 vacinas.

As crianças com idade entre 6 meses e 2 anos receberão a vacina em duas doses, com 30 dias de intervalo. Aquelas que já receberam a imunização anteriormente, mesmo que com esquema incompleto, tomam apenas uma dose.

Por ser composta por vírus mortos, a vacina do influenza é segura e não há risco de contrair nenhum tipo de gripe através dela, segundo a secretária da Saúde de Imbé, Nelsa Teixeira Dias. “As contraindicações são apenas para quem é alérgico a ovo ou a qualquer outro componente presente na vacina”.

A aplicação da dose deve ser feita nas Unidades de Saúde de Santa Terezinha, Mariluz e Nova Nordeste, no horário das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. No Posto 24 Horas a aplicação da vacina é das 8h às 17h30min. A Secretaria também irá até as escolas infantis do município, para imunizar crianças de 6 meses a dois anos de idade.

Comentários

Comentários