Governo busca na China fábrica de turbinas eólicas para o Estado
Na Sinovel Wind Group, Beto Grill foi recebido pelo vice-presidente, Lecheng Le e pelo gerente de Projetos do Departamento de Negócios Internacionais, Ruohong Cao. A companhia é especializada em alta tecnologia envolvida no desenvolvimento independente, design, fabricação e venda em grande de turbinas eólicas offshore e onshore (em terra), adaptáveis a uma variedade global de recursos eólicos e as condições ambientais.
De acordo com seus dirigentes, a Sinovel alcançou capacidade total acumulada de geração de energia eólica instalada atingindo 12.989MW no final de 2011, o que torna a empresa a primeira em seu segmento no país oriental. Com escritório em São Paulo, a companhia chinesa pretende expandir seu mercado no Brasil e possui projetos especiais para o Rio Grande do Sul.
O plano da empresa é instalar, em breve, uma fábrica em território nacional. Apesar de conhecer o potencial eólico gaúcho, o fator principal na escolha do município será a localização geográfica e a facilidade de transporte para melhor atender a clientela.
O grupo liderado por Grill foi recebido na Sany Eletric pela diretora da BWP Projetos, Consultorias e Participações, Larissa Wachholz. Com quase 25 anos de atuação, em 2010, a companhia teve um faturamento de US$ 5,2 bilhões e conta hoje com 53 mil empregados. Atua em vários segmentos e é considerada líder no setor de injetoras de concreto. Em 2011, foi listada pela revista Forbes como uma das 500 maiores empresas mundiais.
O vice-governador ressaltou que o Governo gaúcho está atento ao desenvolvimento de políticas de investimento e registra um grande potencial eólico em sua costa. O assessor de Relações Comerciais da Embaixada Brasileira, diplomata André Saboya, participou dos dois encontros.