Vida & Saúde

Anvisa dispensa uso de receita controlada para liberação do Tamiflu a pacientes com sintomas de gripe A

Uma notificação enviada nesta terça-feira pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dispensa o uso da receita controlada para o uso do antiviral Oseltamivir (conhecido comercialmente como Tamiflu) no tratamento da Gripe A no Brasil.

Os pacientes com suspeita de infecção do vírus H1N1 precisam, a partir de agora, apenas de um formulário simples assinado pelo médico.

— Essa decisão não vai mudar muito o quadro. O receituário branco, em duas vias, todo médico tem no consultório. E não estava dificultando a liberação do medicamento. Mas não deixa de ser mais uma facilidade — pondera o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni.

Apesar da chegada de mais 200 mil doses da vacina contra o influenza no Estado na segunda-feira, o secretário ressalta que o Tamiflu é a “grande arma do momento” no combate à Gripe A.

Ele salienta a necessidade da população em não deixar para depois a busca pelo serviço médico.

— O Tamiflu é gratuito para qualquer pessoa, e todos os municípios gaúchos têm medicação suficiente. Mas é necessário que o tratamento aconteça desde o início dos sintomas. Em 48 horas, eles somem. É uma forma de evitar que a infecção se agrave. Se todos fizerem isso, não teremos mais casos — alerta Simoni, que garantiu estoque de 300 mil tratamentos sob posse da secretaria.

Os postos para retirada do Tamiflu são determinados pelos governos municipais. No Estado, são 145 casos confirmados de Gripe A em 2012, com 23 mortes. Contudo, Simoni reitera que não há motivo para pânico. Segundo ele, o papel da secretaria é “dar tranquilidade e segurança” à população.

Comentários

Comentários