Detran-RS e Argentina terão ações conjuntas contra a violência no trânsito
O acordo foi assinado pelo presidente do Detran gaúcho, Alessandro Barcellos, e pelo diretor executivo da ANSV, Felipe Rodriguez Laguens. Por meio do memorando, as instituições se comprometem a desenvolver ações para a redução da acidentalidade, além de promover o conhecimento e a troca de experiências, incluindo visitas técnicas e cooperação para o alcance das metas da Década de Ação para a Segurança no Trânsito. Esta proposta da ONU prevê redução de 50% das mortes no trânsito até 2020.
“Estamos cumprindo com o maior objetivo deste Congresso, que é possibilitar a troca de experiências. Conclamamos todos os municípios de fronteira e todas as instituições que fazem a gestão do trânsito para que nos ajudem, trazendo elementos para que este memorando signifique para o Brasil e para a Argentina a possibilidade real de intercâmbio”, afirmou Barcellos. “Esse é o início de uma caminhada que terá muitos frutos a serem colhidos”, afirmou.
Para o presidente da ANSV, o Rio Grande do Sul e a Argentina compartilham de problemas semelhantes, o que amplia as possibilidades de cooperação por meio desse acordo. “Se os problemas são similares, as soluções não precisam ser muito diferentes. O melhor é compartilhar experiências e aprender mutuamente”, destacou Laguens. O argentino lembrou também a necessidade de políticas de Estado para a promoção da segurança no trânsito. “Uma real política de Estado exige que as ações tenham continuidade. Por isso este compromisso de trabalharmos de forma conjunta”, finalizou.
O Congresso Internacional de Trânsito “Ideias que salvam vidas” traz à Capital gaúcha experiências que deram resultados em diferentes Estados brasileiros e em outros países. Mais de 1,2 mil participantes se inscreveram para o encontro, organizado pelo Detran/RS, que prossegue até esta quinta-feira.