Geral

Outubro deverá ser bastante chuvoso, diz MetSul Meteorologia

O Rio Grande do Sul teve dez meses seguidos de chuva predominantemente abaixo da média e irregular. O padrão recém começou a mudar em setembro com o aumento dos índices de precipitação. Este outubro que começa nesta segunda-feira deve ser de muita chuva. Demais.

Será, disparado, o mês mais chuvoso até agora em 2012. Para a MetSul Meteorologia é provável que muitos locais do Estado terminem outubro com acumulados entre 300 mm e 500 mm, volumes equivalentes a dois ou três meses em apenas um.

Mesmo marcas superiores (acima de 500 mm) em alguns pontos não podem ser afastadas ao final deste mês. Sob este cenário, é alto o risco de cheias e enchentes de rios.

Já nesta primeira semana do mês a expectativa é de muita água com acumulados de 200 mm a 300 mm em alguns pontos, sobretudo no Oeste como na área entre Alegrete, Uruguaiana e Itaqui.

Outras regiões do Estado, contudo, também terão chuva excessiva nos próximos dias. A MetSul alerta que, além da tendência de chuva forte, há o risco de temporais isolados de vento e, sobretudo, granizo nesta semana no Estado. Algumas ocorrências podem ser até severas e com potencial de trazer danos.

Próximas horas

Áreas de instabilidade ganham muita força sobre o Rio Grande do Sul agora à noite e nas primeiras horas da segunda-feira, trazendo chuva para o Estado. São esperadas nuvens muito carregadas, de grande desenvolvimento vertical, capazes de provocar chuva forte a torrencial, além de temporais isolados de vento e granizo.

Comentários

Comentários