Geral

Identificação de territórios quilombolas terá R$ 1,2 milhão

Territórios quilombolas ainda não demarcados serão investigados para que estas populações tenham seus direitos à terra garantidos. Serão investidos R$ 1,2 milhão para a elaboração de Relatórios de Identificação de Territórios Quilombolas (RTID) – documento exigido no processo de reconhecimento. A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade (Seppir) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), autarquia ligada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), firmaram um acordo nesse sentido.

O presidente do Incra, Carlos Guedes, recebeu representantes da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombola (Conaq), que apresentaram as demandas dos movimentos de comunidades formadas por descendentes de quilombolas. Guedes prestou contas do trabalho da autarquia e dos avanços para 2012.

“Este ano, estamos com a liberação dos recursos para todos os imóveis que precisamos indenizar para caracterizar os Territórios Quilombolas ainda neste exercício”, afirmou, referindo-se aos processos de desapropriação de territórios quilombos em regiões já consolidadas.

Comentários

Comentários